O Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso começou, nesta quinta-feira 21 de setembro, suas operações sob as regras de voo por instrumento (IFR) para a aeronave ATR 72-600 de 22 toneladas.
Elenice Catafesta Smiderle, diretora do Departamento de Transporte Aéreo, afirmou: “Agora, além de operar em condições visuais, temos permissão para voos sob IFR”. Em contexto, o IFR permite que pilotos conduzam aeronaves utilizando instrumentos de bordo, em vez de se basearem apenas em referências visuais externas.
A nova regra que entra em vigor em 21 de setembro decorre das alterações nas classificações da aeronave ATR-72. E das mudanças feitas nos manuais de operação do aeroporto, alinhando-se às regras estabelecidas para operação de voo por instrumento. Nova portaria foi emitida pela ANAC, 12218/23, autorizando as operações. As novas informações sobre as operações no Aeroporto Regional de Pato Branco já estão publicadas no AISWEB.
Elenice também destaca que essa autorização aprimora as operações, reduzindo os cancelamentos devido a condições meteorológicas adversas. Entretanto, ela ressalta que fatores climáticos não tornarão todos os dias favoráveis ao pouso. Em 2022, 85% das operações comerciais ocorreram sob condições visuais. Com essa nova permissão, a expectativa é que o Aeroporto de Pato Branco alcance um índice de sucesso de 95% nas operações com o ATR 72-600.
Comentários estão fechados.