Em 21 de outubro, o Aeroporto Regional de Pato Branco recebeu o voo da aeronave GEIV03, pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela aferição do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI). A equipe instalou este equipamento em janeiro, vital para ajudar na navegação aérea sob condições climáticas desfavoráveis e voos noturnos, e conduziu inspeções iniciais em solo no dia 20 e 21 de outubro, antes da aferição aérea.
A aeronave, originária do Rio de Janeiro, sobrevoou a região analisando e reportando quaisquer angulações que necessitam de ajustes. A equipe da empresa que forneceu o PAPI acompanhou todo o processo, assegurando o cumprimento de todos os padrões.
Com a conclusão desse procedimento, o próximo passo é submeter o relatório final à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Após avaliação e aprovação, a ANAC validará a operação do aeroporto com o PAPI, elevando a segurança dos voos. Esta aprovação é essencial para as futuras aspirações do aeroporto, incluindo a ampliação do sítio aeroportuário. Inclusive a possibilidade de receber aeronaves de maior porte, particularmente jatos com uma capacidade de passageiros ampliada.
De acordo com estimativas, o retorno do relatório do GEIV deve chegar dentro de 10 a 15 dias. Com a análise da ANAC, espera-se que até o final de novembro o aeroporto receba o veredito. “Se tudo seguir conforme o previsto. As companhias aéreas serão informadas sobre as novas capacidades do aeroporto até o começo de dezembro”, comentou Marcos Colla, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico .
“Vale destacar que, apesar das incertezas e eventuais contratempos, o cronograma definido em 2022 está sendo seguido à risca. A expectativa é que, até o final de 2023, o Aeroporto Regional de Pato Branco esteja plenamente operacional e homologado com o PAPI”, complementa Marcos Colla.
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