Redação com assessorias
Com 66 passageiros vindos de Curitiba, a aeronave ATR 72 da companhia Azul Linhas Aéreas pousou no Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso, na quarta-feira (22), por volta das 13h15, oficializando a retomada das operações da empresa no município.
“O retorno dos voos da Azul Linhas Aéreas reflete diretamente no desenvolvimento econômico de Pato Branco, da região sudoeste do Paraná e de municípios de Santa Catarina, além de consolidar ainda mais o Aeroporto. Foram inúmeras conversas, buscas e trabalhos para chegarmos a este importante momento”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, lembrando que agora são duas companhias operando.
Logo que os primeiros casos de covid-19 foram notificados no Paraná, em março de 2020, a companhia suspendeu os voos para Pato Branco, contudo, durante todo o período manteve a indicação de que retomaria as funções.
Ainda em outubro deste ano, o assessor especial da presidência da Azul, Ronaldo Veras e o governador Ratinho Junior, anunciaram a retomada das atividades, quando também foi comunicado a volta das operações em Ponta Grossa, Toledo e Guarapuava.
“A ligação com Curitiba, que é um grande hub de conexões, o passageiro com poucas escalas pode ir para vários lugares”, disse Ronaldo Veras no ato dessa quarta-feira.
Os horários dos voos são nas segundas, quartas e sextas-feiras, com saída de Curitiba às 12h55 e chegada em Pato Branco às 14h25. Já a linha Pato Branco/Curitiba tem saída às 15h05 e chegada em na capital às 16h30, também às segundas, quartas e sextas. A expectativa é de que em março de 2022 iniciem os voos diários, nos mesmo horários.
“O retorno dos voos da Azul Linhas Aéreas sempre foi uma das frentes de trabalho da retomada econômica em Pato Branco. Os constantes investimentos em infraestrutura, mesmo no período de pandemia, e as condições técnicas e operacionais foram determinantes para que nosso aeroporto se tornasse regional. Com os voos regulares da Azul Linhas Aéreas agora damos mais um passo, reativando toda uma cadeia econômica local e regional ligada a essa atividade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla.
Mesmo sem operações comerciais neste período de pandemia, o Aeroporto manteve as atividades com a aviação geral. Somente de janeiro a dezembro deste ano foram 1.174 decolagens, 1.161 pousos, sendo 1.889 embarques e 1.754 desembarques.
O ato de retomada dos voos contou com a presença de autoridades locais e da região. O secretário chefe da Casa Civil do Estado Paraná, Guto Silva, também participou. “Uma conquista importante, que garante desenvolvimento, emprego e renda para a nossa gente”, frisou.
Ainda, 70 passageiros saíram, por volta das 15h05, de Pato Branco rumo à capital do estado.
Outras localidades
Ainda nessa quarta, foram retomados os voos de Guarapuava a Campinas (SP), contudo, na segunda-feira (20), houve o regresso da linha Toledo a Campinas e na terça-feira (21), Ponta Grossa a Campinas.
A volta de voos Azul em cidades de médio porte do Estado faz parte da retomada do programa Voe Paraná, do Governo do Estado, que incentiva a aviação regional. Além das linhas já em operação, também haverá o retorno de rotas aéreas a Umuarama, Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Arapongas e Apucarana, que entram em operação a partir de janeiro.
Os novos voos se somam a outros cinco municípios já atendidos pela empresa regularmente: Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá – totalizando 20 cidades contempladas, um recorde da companhia. O plano da empresa é fortalecer sua malha em Curitiba, criando um hub regional com mais de 50 movimentos diários.
Além da Azul, a companhia aérea paranaense Aerosul mantém voos regulares ligando Arapongas, Apucarana, Pato Branco a Curitiba.
Foto: Assessoria PMPB