Aeroporto Salgado Filho retoma operações após enchentes

Após cerca de 170 dias fechado devido aos estragos causados pelas enchentes em abril e maio, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, reabre para voos comerciais nesta segunda-feira (21). A previsão é que 9 mil passageiros circulem pelo terminal no primeiro dia de operação, que contará com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas).

Retomada gradual dos voos

Administrado pela concessionária Fraport, o aeroporto retomará gradualmente suas operações. Inicialmente, os voos contemplam destinos como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar de estar funcionando com apenas parte da pista principal, o aeroporto tem capacidade para até 128 operações domésticas diárias.

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, o aeroporto estará totalmente operacional até o Natal, incluindo a retomada dos voos internacionais. A expectativa é que até 16 de dezembro a pista de pouso e decolagem esteja totalmente recuperada e os primeiros voos internacionais sejam restabelecidos.

Impacto das enchentes e recuperação

O Salgado Filho foi integralmente fechado no dia 3 de maio, após as chuvas causarem alagamentos nas pistas e no terminal de passageiros. As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul afetaram mais de 2,34 milhões de pessoas e resultaram em pelo menos 183 mortes. Desde então, o aeroporto operou de forma limitada, utilizando a Base Aérea de Canoas para embarques e desembarques.

LEIA TAMBÉM

O fechamento do Salgado Filho destacou a necessidade de investimentos em aeroportos regionais e levou a Fraport a solicitar uma revisão extraordinária do contrato de concessão devido aos prejuízos financeiros causados pela interrupção das atividades. Em resposta, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, em agosto, a liberação de R$ 425,96 milhões para a concessionária, com repasses feitos pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Reabertura e ampliação de serviços

Com a reabertura do Salgado Filho, serviços como check-in, despacho de bagagens e controle de segurança já serão realizados no próprio aeroporto, temporariamente na área internacional, com acesso pelas portas 5 e 6. Estabelecimentos da praça de alimentação também começarão a ser reabertos nos próximos dias, atendendo ao público à medida que o terminal recupera sua capacidade total de operação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.