Afya Pato Branco amplia Cursinho Estrelar e atende 80 estudantes da rede pública

A Afya Centro Universitário de Pato Branco deu início às aulas da segunda turma do Cursinho Estrelar – Voluntário e Solidário, que neste ano atende 80 estudantes da Rede Pública de Ensino de Pato Branco e municípios vizinhos. A iniciativa, gratuita e voltada à preparação para o Enem e vestibulares, terá atividades até 6 de novembro de 2025.

Ampliação do projeto e inclusão regional

Nesta edição, o número de vagas foi dobrado em relação ao ano anterior, passando de 40 para 80 alunos. Outra novidade é a expansão do alcance regional: além dos jovens de Pato Branco, o projeto contempla estudantes de Clevelândia, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, São Jorge do Oeste e São Lourenço do Oeste.

Para a professora Ornella Bertuol, reitora da Afya Pato Branco, a ampliação reflete o compromisso da instituição com a inclusão:

“Estamos atendendo um número maior de jovens, garantindo que mais estudantes tenham acesso à preparação necessária para o Enem e os vestibulares. Esse é o reflexo do compromisso da Afya Pato Branco com a inclusão e a transformação social por meio da Educação.”

Estrutura das aulas e voluntariado acadêmico

As aulas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras à noite, abordando disciplinas como Biologia, Física, Matemática, Química e Redação. O corpo docente é formado por acadêmicos voluntários dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Publicidade e Propaganda, que atuam como monitores extensionistas.

A coordenação é da professora Dra. Gisele Costa Duarte, docente dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Ela destaca o impacto social da iniciativa:

“Ao abrir 80 vagas, conseguimos ampliar o alcance do Estrelar e proporcionar a mais estudantes a chance de uma preparação de qualidade. Este projeto reforça nosso compromisso com a sociedade e, ao mesmo tempo, promove formação cidadã aos acadêmicos da Afya, que atuam como voluntários.”

Parcerias institucionais

O projeto Estrelar é realizado em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e conta com apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) da Afya Pato Branco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.