Redação com assessoria
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Pato Branco organizou um dia especial para as agricultoras, com palestras, bingo, sorteio de brindes e diversão. Mais de 380 mulheres participaram do evento, realizado na Sociedade Rural de Pato Branco, durante toda a quinta-feira (9).
Nominado como “Flor do Campo”, este foi o 21º Encontro das Mulheres Agricultoras de Pato Branco, com objetivo de valorizar o papel da mulher do campo. “Um dia especial para as nossas mulheres do campo, que contribuem diariamente no desenvolvimento do município e que por muitas vezes não são lembradas. Um evento que preza pela qualidade de vida delas, pelo respeito, autoestima e dignidade a mulher agricultora”, frisa a secretária de Agricultura, Vanessa Zanon.
Abordando a temática “A mulher é a força da vida, a semente da prosperidade no campo”, o palestrante Ainor Lotério, utilizou da ciclomotivação, uma dinâmica elaborada a partir da experiência e contato com uma bicicleta, e também, da agrosofia, neologismo por ele inventado que tem por objetivo retratar uma filosofia de vida baseada no agro, para proporcionar um momento de reflexão, com muita descontração e alegria. Segundo o palestrante, “procuramos retratar não apenas a sabedoria, a coragem, a paciência, a perseverança, a resistência, a fé, a inovação, mas um comportamento que pode ser adaptado filosoficamente para outras áreas da atividade humana. A Agrosofia é uma teoria que brota da natureza, associando cultura e modo de produção sustentável.”
As mulheres agricultoras puderam ainda interagir, estreitando laços e fazendo novas amizades. “Um dia diferente do que elas estão acostumadas”, ressalta Vanessa. O evento é idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Pato Branco e conta com o apoio do Sicredi, da Coopertradição, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato Rural de Pato Branco, da Secretaria de Estado e Abastecimento (Seab) Regional Pato Branco, e da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).
Comentários estão fechados.