O Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão e da Associação dos Apicultores do Sudoeste do Paraná (ASPAR), realizou, na última quarta-feira (14), na comunidade Rio 14, o Dia de Campo sobre apicultura para os produtores rurais locais.
Na ocasião, Nilton Laabs, apicultor e membro da ASPAR, com mais de 30 anos de experiência, palestrou para mais de 60 agricultores, muito deles já inseridos na atividade.
Foram abordados no evento os aspectos ambientais e sanitários na apicultura, manejo produtivo, captura de enxames, beneficiamento, industrialização, comercialização e a experiências da apicultura da Nova Zelândia, onde é produzido o mel de altíssima qualidade.
Devido ao aumento do interesse dos agricultores sobre a apicultura, a atividade tem se mostrado promissora para a geração de renda no campo, pois se ajusta com os objetivos do programa instituído pela administração do município.
Além da apicultura, a secretaria deu início ao plantio comercial de 10 mil pés de pepino para a indústria, com formação do primeiro grupo de produtores no projeto.
A produção de hortaliças, cultivo comercial de batata-doce, fruticultura, piscicultura, produção de grãos e de leite também são incentivadas com a assistência técnica gratuita fornecidas pelo Município.
De acordo com o coordenador do PRODER, Antonio Cesar Soares, a proteção e recuperação de nascentes de água é outro projeto está sendo executado, beneficiando mais de 60 famílias nesse último ano.
Comentários estão fechados.