Nas primeiras horas da manhã deste domingo (24) já era possível escutar pela cidade as buzinas dos veículos celebrando o santo padroeiro dos motoristas, e também dos agricultores, São Cristóvão.
O dia do santo é amanhã (25), mas a festa em sua homenagem foi realizada hoje (24). Com programação apenas religiosa, os fiéis reuniram-se para missa na Capela Encruzilhada e depois seguiram na procissão para a benção dos veículos. Motoristas de carros, motos, caminhões e ônibus, tradicionalmente, aproveitam a data para celebrar o padroeiro e pedir sua proteção, seja no trânsito das cidades ou nas rodovias.
Por sua vez, agricultores também exercem a fé e rogam ao santo padroeiro colheitas fartas e proteção para suas famílias, no dia a dia do seu trabalho.
Neste ano, a programação festiva com a tradicional churrascada permaneceu suspensa. A última vez que foi realizada foi antes da pandemia da covid-19, em 2019.
A benção dos veículos aconteceu na avenida Tupi, na zona Sul de Pato Branco, onde fica localizado o bairro São Cristóvão. O evento faz parte do calendário católico do município há vária décadas.
No ano passado, mesmo sem a tradicional festa, a benção durou aproximadamente quatro horas. Neste ano, logo após a realização da benção, como não haverá atividades festivas, os veículos devem se dispersar do local.