Agricultores participam do Dia de Campo em Francisco Beltrão

O Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) de Francisco Beltrão realizou, na última quarta-feira (26), o Dia de Campo sobre a tecnologia de pulverização agrícola com o uso de drone. A programação foi voltada para os agricultores de várias comunidades do município e que são atendidos pela prefeitura através do programa.

O PRODER é um programa instituído pela administração pública de Francisco Beltrão e conta com a parceria das secretarias de agricultura, planejamento, meio ambiente e viação e obras.

As atividades aconteceram n a comunidade Rio 14, onde também houve a demonstração sobre utilização do equipamento, uso correto de equipamentos de proteção individual, manejo com embalagens de agrotóxicos e pulverização de culturas anuais e manejos de pastagens.

Em torno de 60 agricultores das comunidades Rio Gaiola, Farroupilha, Rio 14, Santo Agostinho, Nova União, Piracema, Osvaldo Cruz e Assentamento Missões participaram da programação.

De acordo com o coordenador do projeto, Antonio Cezar Soares, o principal objetivo é demonstrar as vantagens ambientais e econômicas da pulverização com drone. “O método é ideal para pequenas propriedades. O equipamento com capacidade de 30 litros de defensivos e movido por bateria recarregável, permite operar em condições de umidade do solo, não emitindo gases poluentes reduzindo a perda do produto pela deriva e pelo acamamento da cultura, quando comparado com a pulverização convencional. Outra vantagem é que o produtor não precisa comprar o equipamento, podendo contratar uma empresa especializada para fazer a pulverização”, explica o coordenador.

Antonio destaca que o Dia de Campo é uma oportunidade para demonstrar que a agricultura de precisão está disponível também para as médias e pequenas propriedades.

“A pulverização com Drones desse porte (30 litros de defensivos) permite a aplicação precisa do produto em áreas menores, aumentando a eficiência da aplicação, agilidade e menores perdas por acamamento”, afirma o coordenador.

Programação

O PRODER conta com uma programação de eventos que acontecem periodicamente e, até o momento, foram realizados o Dia de Campo da produção pecuária de leite; manejo e melhoria de pastagens de inverno e verão e um evento para incentivar a produção comercial de pepino, indústria e o cultivo comercial de batata-doce e fruticultura.

De acordo com Augusto, o próximo Dia de Campo deve acontecer em dezembro, com um evento de apicultura, “uma atividade também incentivada dentro do programa”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta