Na última quinta-feira (14), por volta das 19h20, durante realização da Operação Controle Brasil, mediante informações apuradas pela Agência Local de Inteligência do 3º BPM, as equipes policiais militares da Rotam e da Rádio Patrulha realizavam patrulhamento pela zona rural do município de São Jorge D’Oeste, quando se depararam com um veículo Fiat/Strada.
O veículo estava estacionado às margens da rodovia PR-281. Os policiais realizaram a abordagem e a identificação do condutor, um homem de 50 anos de idade, e após buscas na caçamba do veículo foram localizados 10 galões de agrotóxicos oriundos do Paraguai, contendo 20 litros cada, e também 4 unidades de carrapaticida, sem comprovação fiscal.
Questionado, o condutor informou tê-los adquirido pelo valor de R$650,00 cada galão.
Diante das evidências o abordado foi qualificado pelo crime de contrabando, conforme Art. 334-A do Código Penal: importar ou exportar mercadoria proibida, com pena prevista de reclusão de 2 a 5 anos. A mercadoria foi apreendida e encaminhada para o órgão competente.
Fronteira
Ainda na quinta feira (14), policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) realizavam patrulhamento em Santo Antônio do Sudoeste, quando abordaram um caminhão.
Foi constatado que o veículo estava carregado com 300 galões de 20 litros totalizando 6.000 litros de agrotóxicos contrabandeados.
O veículo e agrotóxicos foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal em Santo Antônio do Sudoeste e o condutor do veículo encaminhado à delegacia de Polícia Federal de Cascavel.