Aldair Tarcísio Rizzi é pré-candidato a deputado federal pelo partido Rede Sustentabilidade, nas eleições deste ano. Em entrevista ao Diário do Sudoeste, Rizzi revelou que caso eleito irá trabalhar por mais investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia, e no desenvolvimento regional. “Vamos focar em desenvolver ainda mais a região Sudoeste”, frisou.
Durante sua gestão a frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram executadas várias obras. Ele acredita que a Educação, a Ciência e a Tecnologia são pilares para o desenvolvimento, e para isso a região precisa de um representante na Câmara Federal que conheça as necessidades do Sudoeste.
Economista, com formação acadêmica na área, Rizzi é doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, mestre em Teoria Econômica pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Análise Econômica e Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Profissionalmente, o pré-candidato já atuou como técnico pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (IPARDES), foi diretor do Departamento de Defesa do Consumidor da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Curitiba, professor concursado do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR e vice-reitor da UFPR.
Rizzi também ocupou os cargos de secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC), diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), foi membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Pato Branco.
O pré-candidato também tem experiência em presidir entidades, foi presidente do Conselho de Administração do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social da Microrregião de Pato Branco (IRDES) e vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas (ABIPTI). Também foi reconhecido pelo trabalho realizado na capital do estado, onde recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba.