A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) encerra a última semana antes do recesso parlamentar – de 19 de dezembro a 7 de janeiro – com discussões sobre infraestrutura, meio ambiente e transparência.
A agenda inicia na segunda-feira (15), às 10h30, com audiência pública “Competências Constitucionais dos Estados na Regulação da Infraestrutura do Gás Canalizado”, no Plenarinho.
O debate aborda normas federais e propostas da ANP que afetam a autonomia estadual, proposto pelo presidente Alexandre Curi (PSD), líder do Governo Hussein Bakri (PSD), deputado Fabio Oliveira (Podemos) e Luiz Fernando Guerra (União).
Na mesma segunda, às 18h, o deputado Arilson Chiorato (PT) promove audiência “Bosque da Copel: Direito à Cidade Sustentável e Transparência”, debatendo o futuro da área no bairro Bigorrilho, em Curitiba, vendida pela Copel em 2024.
Homenagens marcam terça-feira histórica na Alep
Terça-feira (16) abre com sessão solene aos 172 anos da Emancipação Política do Paraná, às 11h, no Plenário. A Lei Imperial nº 704 elevou Curitiba a província em 1853, separando do São Paulo.
Ney Leprevost (União) e Alexandre Curi propõem a celebração, com parceria do Movimento Pró-Paraná, destacando os quase 12 milhões de habitantes e a quarta maior economia nacional.
Às 15h, no Salão Nobre, Ney Leprevost homenageia o Coritiba Crocodiles pelo tetracampeonato do Brasil Bowl, primeiro após acidente de ônibus em 2024 que matou Daniel Santos, Lucas Padilha e Lucas Barros. O time soma títulos em 2013, 2014, 2022 e 12 estaduais.
Às 19h, no Plenário, sessão solene ao movimento Legendários, pioneiro em atuação social e valores familiares, por proposição de Fabio Oliveira (Podemos) e Alexandre Curi.
Pato Branco repassa R$67 mi em equipamentos sociais
Quarta-feira reconhece Apaes e entidades de reabilitação
Na quarta-feira (17), às 14h, sessão solene homenageia presidentes e diretoras das Apaes, Febiex/PR e entidades coirmãs, por iniciativa de Alexandre Curi e Pedro Paulo Bazana (PSD). As organizações defendem direitos de pessoas com deficiência.
As sessões plenárias retomam em 2 de fevereiro.





