Envolvendo diversos setores e nomes de peso. A audiência pública do dia 10 de outubro focará em estratégias para superar a crise que afeta produtores de leite no Paraná e em todo o Brasil.
Em um encontro no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, entidades e lideranças confirmam presença para a audiência pública “Crise do Leite: em defesa dos produtores”, agendada para o próximo dia 10 de outubro. Coordenado pela Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite e pelo deputado Wilmar Reichembach (PSD). O evento debaterá estratégias no cenário atual da produção leiteira.
Com presenças confirmadas de representantes do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). Do secretário estadual da Agricultura Norberto Ortigara, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná). E diversos produtores e representantes de associações e laticínios, a audiência buscará desenvolver um diálogo construtivo e propositivo.
A crise na produção de leite, desencadeada por fatores como a queda dos preços pagos aos produtores. Os custos elevados e a importação de leite em pó, coloca o Brasil – terceiro maior produtor mundial de leite com uma produção anual que supera os 34 bilhões de litros – em um cenário de alerta. O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país. Com mais de 4 bilhões de litros, torna essa questão ainda mais central para os agricultores familiares do estado.
Reichembach sublinha a gravidade do momento, enfatizando que “Temos que encontrar um equilíbrio e estamos unidos porque é uma causa de todos”. Dentre os pontos de debate, além da preocupação com a reidratação do leite em pó, está a solicitação de prorrogação dos financiamentos. Obtidos pelos produtores rurais junto às instituições financeiras e a cobrança de ações, principalmente do governo federal, visando uma solução célere para a crise.
Anibelli Neto (presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Rural) e Luciana Rafagnin (líder do Bloco da Agricultura Familiar), juntam-se a outros parlamentares engajados na causa leiteira.
A audiência pública é um chamado para que estratégias sejam pensadas e ações sejam postas em movimento. Visando salvaguardar uma das principais cadeias produtivas do estado e do país. Valorizando os produtores e toda a economia que gira em torno da produção de leite.
Comentários estão fechados.