O Paraná está sob um alerta crítico de onda de calor que afeta 289 cidades, equivalente a 72% dos municípios do estado, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este aviso, válido até terça-feira 14 de novembro, indica um aumento de temperatura em até 5°C acima da média, representando riscos significativos à saúde pública.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que as temperaturas superem 30°C em todo o estado, com algumas regiões, como Paranavaí no noroeste, podendo alcançar até 39°C. Além disso, a probabilidade de chuva diminui consideravelmente, contribuindo para um clima mais seco e elevando as temperaturas ainda mais.
Com este cenário, o risco de incêndios florestais no Paraná aumenta significativamente, especialmente no norte do estado, conforme categorização do Simepar. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância de cuidados especiais para evitar fadiga, desidratação e queda de pressão arterial, como evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar protetor solar, manter-se hidratado e consumir alimentos in natura.
Este período de onda de calor requer atenção especial da população, para prevenir problemas de saúde e possíveis desastres ambientais.
Confira a previsão do tempo para este sábado 11 de novembro com o meteorologista do Simepar: Samuel Braun.
Comentários estão fechados.