As chuvas intensas, ultrapassando os 100mm nas últimas 24 horas, levaram diversos municípios do sudoeste paranaense a situações críticas de alagamento. O Simepar adverte que mais precipitações estão previstas para as próximas 48 horas.
Cidades como Realeza, Capanema, Santa Izabel do Oeste, São João, Chopinzinho, Coronel Vivida, Boa Esperança do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ampére, Prancita e Santo Antônio do Sudoeste já apresentam áreas alagadas.
Os alagamentos têm causado transtornos significativos, com algumas famílias sendo forçadas a evacuar suas residências em determinados municípios.
Além disso, várias rodovias da região enfrentam bloqueios, tanto parciais quanto totais. Complicando ainda mais a situação e o deslocamento dos habitantes e de serviços de emergência.
A população é aconselhada a permanecer em alerta, seguir as orientações das autoridades locais e evitar áreas inundadas ou de risco de alagamento.
Nota Copel
Conforme previsão dos institutos de meteorologia, foi registrado nesta sexta-feira (27) 100 mm de chuva na região do baixo Iguaçu, onde está localizada a usina de Salto Caxias. Há previsão de mais chuva para a região (estima-se acumulado de 100 mm entre hoje e terça-feira) e, consequentemente, aumento das vazões. A vazão afluente (que chega no reservatório) está em cerca de 11.000 m³/s. E estimamos que pode ultrapassar 16.000 m³/s nas próximas horas, caso as chuvas de fato ocorram. Neste caso, será necessário aumentar o vertimento.
O rio Iguaçu passa por um período de cheia, mas estamos trabalhando dentro de limites operacionais normais. Lembramos que a abertura das comportas é um procedimento padrão para garantir a segurança da barragem.
Comentários estão fechados.