O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Alexandre Curi (PSD), acompanhou nesta terça-feira (19) a reunião do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), realizada no Teatro Guaíra, em Curitiba, como parte da Conferência da Mata Atlântica. O parlamentar ressaltou que o Paraná é referência nacional ao unir crescimento econômico e preservação ambiental.
“O Paraná alcançou um equilíbrio importante. É o estado que tem o maior crescimento econômico do Brasil, acima de 8%, o dobro da média nacional, e há quatro anos consecutivos é o mais sustentável do País”, afirmou Curi. Para ele, a sustentabilidade deve caminhar junto com o desenvolvimento social e econômico.
Carta de Curitiba na COP30
Curi destacou ainda a relevância dos debates sobre a Mata Atlântica e das posições assumidas pelo Cosud, consolidadas na Carta de Curitiba, documento que será levado à COP30, em novembro, em Belém (PA). “A conferência é um debate importante sobre o futuro do Paraná, do Brasil e do mundo”, disse.
O encontro contou com a presença dos governadores Carlos Massa Ratinho Junior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Claudio Castro (Rio de Janeiro) e Renato Casagrande (Espírito Santo), além dos vice-governadores Felício Ramuth (São Paulo) e Marilisa Boehm (Santa Catarina).
Obras com responsabilidade ambiental
O presidente da Alep citou projetos executados pelo governo estadual, como as obras no Litoral do Paraná, destacando a construção da Ponte de Guaratuba, aguardada há mais de 40 anos. “É uma das maiores obras de infraestrutura da história do Paraná, com sustentabilidade em primeiro lugar e impacto praticamente zero ao meio ambiente. A Assembleia teve papel fundamental ao aprovar três projetos de lei que viabilizaram a execução”, destacou.
Homenagem à cientista Mariangela Hungria
Durante o encontro, Alexandre Curi também lembrou a homenagem à cientista Mariangela Hungria, da Embrapa Soja e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que recebeu a Ordem do Pinheiro, maior honraria do Estado. Ele propôs ainda a concessão do título de Cidadã Honorária do Paraná, em projeto de lei assinado por diversos deputados.
Mariangela é a primeira mulher brasileira a conquistar o World Food Prize (Prêmio Mundial de Alimentação), considerado o Nobel da Agricultura. Reconhecida pela defesa da fixação biológica de nitrogênio, sua pesquisa ajudou a reduzir custos de insumos e fertilizantes em até US$ 25 bilhões por ano, além de evitar mais de 230 milhões de toneladas de emissões de CO₂.
Presenças
Além de Alexandre Curi, participaram do evento os deputados Hussein Bakri (PSD), Fabio Oliveira (Podemos), Soldado Adriano José (PP), Marcio Pacheco (PP), Marcia Huçulak (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Artagão Júnior (PSD), Luis Corti (PSB) e Ademar Traiano (PSD).
Comentários estão fechados.