O deputado Alexandre Curi(PSD), foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para o biênio 2025-2027, prometendo dar continuidade à gestão anterior e reforçar os pilares de transparência, inovação, sustentabilidade e economia. Em suas primeiras declarações, Curi destacou a importância de um governo transparente e acessível, mencionando o lançamento de um novo portal da ALEP para facilitar o acesso da população às informações e gastos do legislativo.
Curi é o atual primeiro-secretário e irá suceder Ademar Traiano (PSD). A eleição, realizada na última segunda-feira, 12, contou com a unanimidade dos 53 parlamentares presentes. A nova Mesa Diretora também inclui Gugu Bueno (PSD) como primeiro-secretário e Maria Victoria (PP), que continua na Segunda Secretaria. Pela primeira vez, uma mulher, Flávia Francischini (União), assume a primeira vice-presidência. Outros integrantes são Delegado Jacovós (PL) como segundo vice-presidente; Moacyr Fadel (PSD), terceiro vice-presidente; Requião Filho (PT), terceiro secretário; Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto-secretário, e o deputado Goura (PDT), que será o quinto-secretário.
“A população espera total transparência e acesso às informações. No final do ano, vamos lançar um novo portal da Assembleia, que permitirá um acesso mais fácil às informações e aos gastos da Assembleia Legislativa. Estamos em busca do Selo Diamante de Transparência, concedido pelos tribunais de contas. Nossa linha de atuação é focada em transparência e inovação, trazendo sustentabilidade para esta casa, além de incorporar inteligência artificial para otimizar a burocracia e facilitar o acesso da população às informações da Assembleia”, declarou o presidente eleito.
Curi também enfatizou a diversidade representada em sua chapa, que conta com a presença de mulheres e membros da oposição, refletindo o compromisso com o diálogo e a pluralidade na casa. O deputado relembrou a trajetória política de seu avô, ex-presidente da Assembleia, e ressaltou que, embora orgulhoso de sua herança, está comprometido em trazer novas ideias e fortalecer o poder legislativo paranaense. “Respeitamos a proporcionalidade ao incluir duas mulheres na chapa, e hoje já contamos com três diretoras mulheres na administração da casa. Pela primeira vez na história, a Assembleia Legislativa do Paraná tem uma primeira vice-presidente mulher, a deputada Flávia Francischini. Buscamos, com muito diálogo, trazer os deputados da oposição para a nossa chapa, como o deputado Goura e o deputado Requião Filho, mantendo um diálogo aberto com todos os partidos.”
Sobre a gestão anterior, Curi elogiou a parceria com o presidente Ademar Traiano, destacando a ausência de denúncias e os avanços em transparência e inovação. Ele garantiu que dará continuidade ao processo de modernização da casa, inclusive com a implementação de inteligência artificial para desburocratizar procedimentos legislativos.
O novo presidente ainda afirmou que será rigoroso em casos de corrupção, comprometendo-se a encaminhar qualquer denúncia ao Conselho de Ética da Assembleia. Com a meta de elevar a ALEP ao ranking das três casas legislativas mais transparentes do Brasil, Curi assume com o desafio de fortalecer o papel do legislativo estadual e impactar positivamente a vida dos paranaenses.
Comentários estão fechados.