Com a chegada do outono, as temperaturas vão caindo e muitas pessoas sentem vontade de comer algo mais quentinho e gorduroso, porém é preciso tomar cuidado para manter uma alimentação saudável e equilibrada durante a estação. Neste sentido, apontamos cinco alimentos orgânicos da época que são aliados em uma dieta nutritiva. Veja a seguir:
Batata-doce
O tubérculo é rico em vitamina A e C, além de ser um alimento de baixo índice glicêmico. Um aliado para quem busca uma fonte de energia rápida e prática esportes.
Berinjela
A berinjela faz parte da safra de outono, podendo ser utilizada no preparo de caldos, sopas, babaganush e também frita. O legume é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C e A, minerais como o cálcio e o magnésio, além de ser um antioxidante poderoso. É indicada para controle de pressão e colesterol.
Tomate
A melhor época para consumir tomate é no período entre os meses de abril e junho. É nesse período que o fruto cresce melhor em uma temperatura amena, como no outono. O tomate é fonte rica de vitaminas e minerais, como a vitamina C, K1 e B9.
Abacate
Um dos alimentos com o maior teor de gordura do tipo monoinsaturado, o abacate é ótimo para o coração. Por ser uma fruta gordurosa, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a pressão arterial, fatores de risco para o sistema cardiovascular. No Brasil é consumido com açúcar e leite, mas também pode ser consumido em pratos salgados como o guacamole.
Abóbora
Fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E, ela possui propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo B. Ainda é rico em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Pode ser consumida em diversos pratos, como em sopas, refogada, escondidinho e até o famoso camarão na moranga (um tipo de abóbora).
Dica de consumo
A influenciadora e chef Izabela Dolabela oferece uma receita de camarão na moranga, ideal para ser consumida no outono.
Ingredientes:
1 abóbora moranga grande
8 dentes de alho picados
1 ½ cebola picada
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite de oliva + azeite para refogar
1 quilo de camarão fresco limpo
2 tomates picados
½ xícara de chá de passata
¼ maço de coentro
2 pimentas dedo-de-moça picadas sem semente
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá de requeijão
100 gramas de queijo muçarela ralado
Modo de Preparo:
Abra a abóbora, retire as sementes e reserve. Amasse 5 dentes de alho com ½ cebola, pimenta do reino, sal e azeite e esfregue essa pastinha no interior da abóbora. Tampe e leve ao forno a 180 graus por 30 minutos. Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e suco de limão. Em uma frigideira quente, com um fio de azeite, doure os camarões, tempere com sal e pimenta e reserve. Refogue o restante de cebola, alho e adicione os tomates, deixando cozinhar por 10 minutos. Junte o coentro, a pimenta, o creme de leite, o requeijão, os camarões e corrija o sal. Disponha o camarão com o molho dentro da moranga e misture com a miolo cozido de dentro. Cubra com queijo muçarela ralado e leve ao forno preaquecido por 20 minutos ou até gratinar.