Já pensou em praticar pole dance como atividade física?

Todo mundo conhece o pole dance, aquela dança em que a bailarina performa interagindo com uma barra vertical (ou poste). Até pouco tempo, essa modalidade que mistura movimentos de balé com ginástica, teve como foco a sensualidade e o erotismo, mas acabou ganhando espaço como prática esportiva.

-- 2 Notícia --

Para entender melhor como essa prática se transformou através do tempo, é preciso contar um pouco de sua história. O pole dance teve como base um esporte chamado Mallakhamb, uma espécie de yoga, que é muito praticado pelos homens na Índia e que utiliza um poste de madeira e cordas para desenvolver a força.

Foram as burlescas que transformaram esse poste em uma barra e a juntou à dança sensual para divertir as plateias.

-- 3 Notícia --

Nos anos de 1980, quando a arte chegou aos Estados Unidos e Canadá, o pole dance começou a ser diferenciado do striptease e a ser divulgado como esporte, na busca por ser reconhecido como arte e esporte.

A partir daí, surgiram várias modalidades. Considerada uma modalidade esportiva, o Pole Sport, ou Pole Fitness, mescla posturas e movimentos de força e flexibilidade, até mesmo unindo calistenia e yoga nesta prática. Não tem conotação erótica. Já o Pole Exotic consiste em elementos de dança com conotação sensual. A vertente artística é o Pole Art, que surgiu com apresentações em espetáculos, inserindo outras bases de diversas danças. Por fim, o Pole Spin, na qual a barra de pole dance é giratória e os movimentos são realizados enquanto a barra gira.

-- 4 Notícia --

Conforme Ana Claudia Silva, instrutora de Pole Dance no Studio Energia, em Pato Branco, a modalidade cada vez mais se consolida como um esporte que chama atenção pelos seus benefícios para a saúde. “O pole dance não só aumenta o bem-estar físico e define os músculos como também colabora com a saúde emocional e a autoestima”, garante.

Através da prática, explica Ana Claudia, desenvolve-se diversas capacidades físicas, já que as aulas são muito completas. “Trabalhamos o aquecimento, fortalecimento de abdominais, membros superiores e inferiores, flexibilidade, giros, inversões, subidas, coreografias, paradas de mãos para fortalecer os braços, movimentos no chão e treino para a melhora da postura”, fala. “Além de tudo isso, desenvolve habilidades emocionais e mentais, como aumento da concentração, melhora da memória, superação de medos, auto aceitação, controle das emoções, e muito mais. Qualquer pessoa pode praticar, independente de gênero, altura, idade e peso”.

E além de todos esses benefícios citados, praticar pole dance é muito divertido. “É uma forma de exercitar o corpo e a mente, misturada com lazer”, finaliza a instrutora. 

10 benefícios da prática do pole dance
1 – Melhora a coordenação motora
2 – Aumenta a percepção corporal
3 – Define e fortalece os músculos
4 – Auxilia no controle do peso corporal
5 – Melhora a flexibilidade
6 – Aumenta a auto estima e autoconfiança
7 – Melhora a capacidade de socialização
8 – Diminui a ansiedade
9 – Contribui na busca do autoconhecimento
10 – Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular 

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta