Marcos Hidemi de Lima lança Eros & Piras, seu terceiro livro de poesia

O professor universitário na UTFPR-Pato Branco, Marcos Hidemi de Lima, lança, no próximo dia 5, Eros & Piras, seu terceiro livro de poemas. O lançamento será feito em uma live, a partir das 19h, no canal da Editora Medusa no YouTube (youtube.com/editoramedusa). 

“Posso dizer que o livro se divide em duas partes de acordo com o título. Nos poemas que correspondem a ‘Eros’, alguns versos tendem mais à vertente lírico-amorosa, com apelo à sensualidade, ao erótico. Os que estão sob a definição de “Piras” estão relacionados a questões de caráter existencial, à massificação da vida, à crítica ao establishment etc. Os poemas que não se encaixam nem na primeira nem na segunda categoria inserem-se na conjunção “&”. Se fosse resumir o livro, eu empregaria as palavras que estão no site da Medusa (https://editoramedusa.com.br/), que observam o seguinte: “Eros & Piras apresenta uma poética amorosa e imaginária”, resume o autor.

Marcos diz que, em Eros & Piras, há poemas que foram compostos em épocas diferentes. “Boa parte deles data de quando ainda eu morava em Londrina. Mas no livro existem alguns que foram escritos em Pato Branco, onde moro desde 2013”, conta. 

No que diz respeito à criação propriamente dita, ao processo de escrita, o professor fala que alguns poemas – coisa mais rara – já nascem praticamente prontos. Outros foram escritos e reescritos até chegarem à versão definitiva. “Essa é a situação mais comum. Enfim, existem outros cujo destino é o fundo da gaveta, o arquivo pessoal, pois, por mais que haja ajustes aqui e acolá, aprimoramento de uma coisa e outra, não têm condições de publicação. Escrever poemas que não vingam faz parte do trabalho com a palavra”, comenta. 

Leis de incentivo à cultura

A publicação de Eros & Piras, conta o autor, se deve, primeiramente, à aprovação do projeto do livro no Profice, que é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura. “Não é fácil. Você concorre com um monte de gente do Paraná. Tem que ter um projeto prevendo tudo: de editora a contador. Ao ser classificado, você recebe um certificado de aprovação da Secretaria de Cultura do Paraná que lhe permite buscar alguém que queira apostar financeiramente no seu projeto. Deu tudo certo, consegui captar a grana e o livro está aí”, celebra.

Além do Profice, o professor cita ainda o Promic, em Londrina. “Ambos são bem importantes para quem atua na cultura de uma forma geral. Um e outro proporcionam a realização do sonho que cada artista tem de ver sua obra sendo divulgada, além de criar condições financeiras para que isso ocorra. No caso de livro, vale lembrar que não é barato tornar realidade uma edição bem cuidada, com conteúdo interessante, capa e diagramação bacanas. E esses quesitos são necessários. Afinal, o autor precisa ter consciência de que lida com cultura e, ao mesmo tempo, livro também é um produto”, acredita. 

Lançamento

Quando propôs a publicação do livro ao Profice, a ideia de Marcos era fazer lançamentos ao vivo em Pato Branco, Curitiba e Londrina. Porém, com a pandemia em 2020, ficou inviável divulgar o volume. “De qualquer forma, eu precisava fazer os lançamentos, já que tinha escrito no projeto que faria isso. Para encontrarmos uma solução, eu e o Ricardo Corona, da Medusa, que é a editora do livro, conversamos com a Secretaria de Cultura, que nos autorizou a fazer o lançamento de Eros & Piras por meio de lives”, explica. 

Assim, o autor começa por Pato Branco, depois disso faz os lançamentos nas outras duas cidades. “Aqui, a proposta da live é um bate-papo em que a Gisele Cristina Voss, psicóloga da UTFPR e também poeta, que conversa comigo sobre os poemas do livro, o fazer poético. E, para ilustrar nossa conversa, haverá durante o evento a inserção de alguns poemas meus gravados pela Clara Peloso, que é professora na UTFPR da área de Educação”, conta. Quem quiser acompanhar a live, a transmissão vai ocorrer na quinta-feira (5), às 19h, pelo YouTube. O endereço de acesso é https://www.youtube.com/watch?v=wzyv5MB9MHY. “Temos vivido superestressados, angustiados, agoniados, uma sensação de sem saída, igual ao de Entre quatro paredes, do Sartre. Logo, considero a poesia como uma forma de continuar a gostar da vida e não enlouquecer. Noutras palavras, penso em Eros & Piras como um livro no qual busco conciliar as pulsões existenciais com os aspectos negativos que é existir”, finaliza Marcos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta