Marcilei Rossi com assessoria
A pista de atletismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco recebeu na sexta-feira (1º), alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino, para a segunda etapa do Festival de Atletismo.
Dividido em quatro etapas, — as próximas estão previstas para setembro e novembro —, o festival terá seu grande desfecho em dezembro, durante a programação dos 70 anos de Pato Branco, quando os 20 alunos melhores classificados de cada uma das modalidades — corrida, salto em distância e arremesso de peso — de cada uma das etapas vão disputar a grande final.
Assim, o projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que atualmente vem trabalhando com 1.600 alunos de 4º e 5º da Rede Municipal de Ensino, terá em sua final 80 estudantes de cada modalidade.
Coordenador de Atletismo da Secretaria de Esporte e Lazer, Marcos Antonio Gonçalves, o Pulga, destaca que o atletismo tem por base, atividades naturais do ser humano, mas pouco praticadas culturalmente.
“É uma atividade pouco praticada, porque as pessoas não têm a cultura. E como são atividades natural do ser humano, porque não explorar o natural”, salienta Pulga.
Para o coordenador de Atletismo, festivais com estudantes possuem duas características essenciais no desenvolvimento de um projeto social; a busca pela quantidade de pessoas atendidas, mas também, pela qualidade do trabalho desenvolvido.
“Estamos buscando atingir todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de 4º e 5º ano, ao mesmo tempo, queremos passar aos alunos, que o Atletismo nada mais é do que movimentos naturais e quem sabe possamos tirar algum resultado até de qualidade de atletas no futuro”, pontua Pulga.
Preparação
Para que os estudantes não cheguem a pista de atletismo sem nenhum conhecimento, Pulga percorre nos dias que antecede a etapa do festival, as escolas passando orientações das modalidades.
Segundo ele, muitas crianças ao chegarem a pista, demonstram que não conhecem a pista de atletismo e se surpreendem com o piso emborrachado.