Aline Vezoli com assessoria – Foto: Divulgação Ascom UTFPR
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está realizando com os alunos do curso de Engenharia Civil o projeto Engenheiro Residente, orientado pela professora Paôla Regina Dalcanal. Nesse semestre, estão participando do projeto 35 alunos, sendo quatro do primeiro período, 21 alunos do segundo período, sete alunos do terceiro período e três do oitavo período, sendo esses últimos os tutores.
Com participação ativa do Centro Acadêmico do curso para realizar a implantação e execução, o projeto teve início em 2016, após solicitação de acadêmicos formandos que buscavam maior aproveitamento ao trabalhar questões diretamente ligadas à profissão desde o início do curso.
De acordo com Paôla, os alunos têm oportunidade de executar os processos construtivos mais básicos da engenharia civil, “como a leitura de projetos, locação de obras, levantamento de alvenarias, instalações elétricas e hidrossanitárias e montagem de estruturas de concreto armado”.
Sendo assim, o projeto busca aproximar os acadêmicos dos primeiros períodos do curso de Engenharia Civil ao próprio curso, bem como proporcionar a troca de conhecimentos e experiências com acadêmicos veteranos, ampliando o aprendizado para além das salas de aula e promovendo atividades práticas relacionadas às mais diversas áreas do curso.
Segundo a professora, o projeto “visa, também, proporcionar o convívio e a interação com os demais colegas, a cooperação e engajamento por meio de atividades em grupos. Ainda, oferece a experiência aos acadêmicos de períodos mais avançados de atuarem como tutores, coordenando e preparando os encontros do projeto, sob orientação do professor-orientador.”
O projeto está sendo desenvolvido nas sextas-feiras pela parte da manhã, no bloco J da universidade, onde é feito uma exposição sobre o tema do encontro e, em seguida, os tutores são responsáveis por guiar os alunos no desenvolvimento de atividades como: levantamento de alvenaria, montagem de armadura, formas, concretagem, leitura de projetos e outras.
Ou seja, o Engenheiro Residente é um recurso metodológico que tem como objetivo facilitar a aprendizagem e integrar os alunos. “O projeto busca apresentar conceitos e práticas básicas realizadas em um canteiro de obras de engenharia civil. A partir disso, espera-se aproximar os acadêmicos dos primeiros períodos do curso de Engenharia Civil ao próprio curso, bem como proporcionar a troca de conhecimentos e experiências com acadêmicos veteranos, ampliando o aprendizado e auxiliando na compreensão do papel do engenheiro civil dentro de uma obra, bem como facilitando a visualização da teoria apresentada em sala de aula”, explica a professora.