Hoje (3), 243 alunos de 16 turmas da rede municipal de ensino de São João estão participando da Primeira Feira Municipal do Jepp.
O evento faz parte da última etapa do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, aplicado em turmas do 1º ao 5º ano, em parceria com o Sebrae.
De acordo com Simone Zanella Ferreira Hartmann, coordenadora pedagógica na área programas e projetos, o Jepp tem a intenção de incentivar nas crianças o empreendedorismo e a reutilização de materiais, através de atividades lúdicas. “Na prática, eles aprendem riscos calculados e tomam decisões. É um projeto que os incentiva a inovar”, explica.
Segundo a coordenadora, o Jepp iniciou ainda no começo deste ano e, agora, em sua fase final, tem como tarefa a criação de um negócio. Na prática, os alunos precisam criar uma empresa, desde sua marca até a comercialização de seu produto.
Em São João, o Município optou por fazer uma feira única, aberta a toda comunidade para expor os trabalhos e vendê-los.
Feira
A feira será realizada no centro de eventos do Parque Ambiental Antonio Gasparetto, das 13h às 17h e será aberta a toda comunidade.
O valor dos produtos comercializados foi estipulado por turma a partir de seus custos de produção.
Destinação do dinheiro arrecadado
Conforme Simone, o valor arrecadado pelas turmas na feira com a venda de seus produtos, será utilizado como cada grupo decidir. Alguns, como ela conta, dividirão o dinheiro entre si e outros, comprarão coisas para a escola, como livros.
Porém, antes do lucro, os pequenos terão que devolver a suas escolas o dinheiro que utilizaram no começo do projeto para iniciar as produções. A escola neste caso, faz o papel de banco das empresas criadas pelas turmas.
Produtos comercializados*
1º ano — aromatizantes
2º ano — temperos e condimentos
3º ano — brinquedos ecológicos
4º ano — locação de brinquedos
5º ano — alimentos
*Todos os produtos vendidos na feira foram produzidos pelos alunos participantes do projeto.