Seis adolescentes do Sudoeste foram selecionados para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) deste ano, no Rio de Janeiro, entre 29 de outubro a 5 de novembro.
De Pato Branco, passaram para a fase final três jovens, todos em categorias do taekwondo. Em Francisco Beltrão, uma estudante foi selecionada e disputará medalha no badminton. Já em Dois Vizinhos, dois alunos representarão o estado no vôlei de praia.
Atletas de Pato Branco
Laura Schroll dos Prazeres, com 13 anos, é estudante do sétimo ano do Colégio Estadual Agostinho Pereira; Victória Carolina Bosi, com 13 anos, é estudante do sétimo ano no Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) em Pato Branco e Gabriel Silveira B de Oliveira, com 12 anos, é aluno no Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças.
Preparação dos pato-branquenses
De acordo com o técnico, também selecionado para a competição nacional, que representará o Paraná na categoria feminino, Claudionei Antônio Correia da Silva, todos já praticam taekwondo há mais de quatro anos, com treinos intensos, de uma hora e meia, quatro vezes na semana.
“Já estão acostumados com competições”, disse, completando que “além do escolar eles também estão classificados para o Super Campeonato Brasileiro, também no Rio de Janeiro.”
Os três atletas que representarão Pato Branco e o Paraná na disputa nacional, são faixa roxa, mas competem na categoria faixa preta.
Agora, selecionados, o técnico conta que fará um “monociclo de treinamento mais específico para o evento.”
De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) em Pato Branco esse ano é o com maior número de alunos representando o município.
Entenda os Jebs
Os Jebs são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, que custeia todos os gastos para a etapa nacional (transporte, hospedagem e alimentação).
A etapa estadual foi realizada entre agosto e início de setembro pelo Governo do Paraná com apoio da FDE-PR e dos municípios. A partir dela chegou-se ao filtro final, que reúne 215 atletas na delegação. Cerca de 40 técnicos e auxiliares técnicos acompanharão os estudantes paranaenses no desafio.
Entre as modalidades estão atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Os Jebs de 2021 reunirão mais de sete mil atletas de todos os estados no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Parte das competições servirá como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que também serão realizados no Brasil.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)
Comentários estão fechados.