Está aberto, no município de Palmas, o processo de licitação Nº 78/2021 — na modalidade Pregão Eletrônico e do tipo menor preço por item — para a aquisição de tablets e notebooks, que serão destinados aos alunos e docentes da rede municipal de ensino.
As empresas interessadas podem cadastrar as suas propostas de preços até às 9h desta sexta-feira (18), quando será feita a abertura dessas propostas, bem como a sessão de disputas por lances, que definirá a empresa ganhadora.
Segundo a secretária de Educação, Joseana Maria Nicolaou, serão adquiridos 340 notebooks [para todos os professores regentes da Rede Municipal de Ensino] e 2.225 tablets [destinados a todos os alunos que frequentam entre o 3º e o 5º ano do Ensino Fundamental].
Tendo em vista que a rede municipal hoje tem 5.356 alunos matriculados [desde o berçário até o 5º ano], mais de 40% desses estudantes serão contemplados.
A iniciativa em adquirir esses itens surgiu das dificuldades encontradas em função da pandemia, bem como pela conscientização de que o ensino híbrido consiste em uma forma de educação que veio para ficar, que integra entre o aprendizado on-line e o presencial.
“Entende-se que a escola, enquanto disseminadora do saber, não pode mais estar alheia à tecnologia. “Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação procurou ampliar a rede de informática nas escolas e centros municipais de educação infantil da Rede Municipal de Ensino”, afirma.
Ela conta que também se verificou a necessidade de ir além, “disponibilizando a todos os docentes o aparato tecnológico necessário, tendo como objetivo buscar educação de qualidade para todos os alunos. O ensino híbrido consiste numa necessidade que vai além da crise sanitária, que o mundo está enfrentando, exigindo adaptações na educação. Ele funciona como um método de ensino que vai de encontro ao novo perfil dos estudantes”.
Para Joseana, com a aquisição dos notebooks aos professores, não será mais preciso que eles utilizem seus equipamentos particulares no ensino híbrido, o qual também surge devido à necessidade de se adequar às características dos estudantes atuais, que, cada vez mais cedo, têm contato com smartphones, tablets, computadores, entre outros dispositivos eletrônicos conectados à internet. “Com isso, o intuito é promover aprendizagem mais eficiente e assertiva”.
A secretária afirma que não há previsão ainda da entrega desses equipamentos, considerando que o processo licitatório está em andamento e há prazos que precisam ser respeitados até a finalização do período licitatório.
Contudo, ela já adianta que os alunos poderão utilizar os tablets “durante o período escolar e com a supervisão do professor, mediante a realização de atividades com fins didáticos”, destaca, informando que o investimento para os tablets e notebooks será superior a R$ 5,3 milhões, com recursos próprios do Município.
Outros investimentos
Joseana lembra que, desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação de Palmas tem investido em estratégias e serviços, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação.
Ela cita como exemplos “a aquisição de um sistema de ensino, composto por material do aluno, formação do professor, plataforma digital, que pode ser acessada por professores e alunos. Também a distribuição de material escolar para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, desde o Infantil 2 até o 5º ano do Ensino Fundamental”.
Ainda, “implantação de robótica, desde o Infantil 4 até o 5º ano, mediante a aquisição de materiais e formação de professores; disponibilização de uniformes para todos os alunos da Rede Municipal; melhoria de acervo das bibliotecas; aquisição de mesas interativas; aquisição/substituição de parquinhos para as escolas e cmeis; além de revitalização de toda a frota escolar”.
Licitação
Empresas interessadas em participar da licitação podem obter mais informações junto à Divisão de Licitações, situada na avenida Clevelândia, nº 521, Centro, Palmas. Também pelo telefone (46) 3263-7000; ou nos sites: www.pmp.pr.gov.br e www.licitacoes-e.com.br.