O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Pranchita, Eloir Lange, anunciou nesta terça-feira (28/05) que, após uma conversa telefônica com o secretário estadual da Casa Civil, João Carlos Ortega, foi garantida maior celeridade aos projetos de pavimentação com pedras irregulares e asfalto em estradas rurais da região.
Os projetos, encaminhados pelas prefeituras ao governo do Estado por meio do programa Estradas da Integração, estavam em análise na Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) desde o ano passado. Recentemente, foram remetidos para a Secretaria Estadual das Cidades, onde espera-se que a tramitação seja mais ágil.
“A Amsop foi acionada por prefeitos do sudoeste que estavam preocupados com a morosidade na liberação desses convênios. Então, fizemos esse contato com o secretário Ortega, que prontamente nos atendeu, e, nos próximos dias deveremos ter novidades,” afirmou o presidente da Amsop, Eloir Lange.
Pelo programa Estradas da Integração, o governo do Estado custeia a maior parte da pavimentação em estradas rurais, com uma contrapartida de 10% do valor pelas prefeituras, conforme determina a legislação em anos eleitorais.
Somente nos 20 municípios da área de abrangência do Núcleo da Seab de Francisco Beltrão, estão previstos 59 convênios para asfalto, calçamento, óleo diesel, calcário e equipamentos, totalizando R$ 56,9 milhões. Além disso, municípios dos Núcleos da Seab de Dois Vizinhos e Pato Branco também serão beneficiados. O objetivo principal é melhorar o escoamento da produção agrícola e reduzir os custos com a manutenção das estradas rurais.
A agilidade na liberação desses convênios é essencial para garantir que as melhorias nas estradas rurais sejam realizadas o quanto antes, beneficiando diretamente os produtores e a economia local.
Comentários estão fechados.