O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, se reuniu sexta-feira (31) com os prefeitos membros da Comissão de Turismo da entidade, para debater ideias de fomento ao setor na região. Foram abordados os potenciais turísticos do Sudoeste, como o turismo nos lagos do rio Iguaçu, rural, religioso e festas/feiras temáticas.
“O Sudoeste tem um potencial enorme para o turismo. É só questão do pontapé inicial, com o turismo local por primeiro, mas, já tendo no horizonte a atração de turistas de outras regiões do Paraná e de outros estados brasileiros. Essa nossa ansiedade precisa ser traduzida em trabalho”, destacou o presidente da Amsop, Anderson Barreto.
Já para a presidente da Comissão de Turismo e prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha, “é preciso que nós comecemos a enxergar os nossos municípios com um olhar de turista. Pois, muitas vezes temos atrativos valiosos, mesmo que pequenos, mas não damos o devido valor que um turista estaria disposto a pagar caro para conhecer”.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, anunciou a realização da primeira edição da Expo Turismo Vales do Iguaçu e Feira Gastronômica Sabores do Sudoeste, que irá acontecer entre os meses de julho e setembro, sempre aos fins de semana, de forma itinerante nas cidades de Pato Branco, Palmas, Dois Vizinhos e Capanema.
Durante a reunião, o vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Adriano Radaelli, apresentou aos prefeitos da Comissão de Turismo da Amsop alguns modelos que tiveram êxito em outras regiões do Paraná e do Brasil. Além de ideias, como, por exemplo, a adesão de municípios da região à Instância de Governança Regional (IGR) – que no sudoeste está a cargo da Agência de Desenvolvimento Regional – e ao Mapa do Turismo Brasileiro (que ainda não contempla a região turística Vales do Iguaçu, a qual o sudoeste está inserido), preparar a população dos municípios para receber os turistas com hospitalidade, padronização da identidade turística do sudoeste, criação de um calendário de eventos da região, e, também, a implantação de mercados de Natal para fomentar o comércio local dos municípios, inspirados no conceito europeu. Os prefeitos também decidiram pela formação de uma comitiva para audiência, em Curitiba, com o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes. E, ainda, a realização de um evento com a presença do secretário na Amsop, em data a ser definida.
Comentários estão fechados.