No final da tarde da quinta-feira (8), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) expediu despacho que autoriza a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeródromo Público Juvenal Loureiro Cardoso, de Pato Branco.
Com o novo documento, a pista do Juvenal Cardoso está autorizada a ter uma nova metragem, dos atuais 1.317 metros, passará a ter 1.621 metros.
Também foi publicado pela Anac na quinta, a lista de características de aeródromo, aponta que mesmo ampliando a metragem da pista, a largura seguirá de 30 metros.
Desde abril de 2021, por conta de uma nova norma técnica, os trâmites que envolvem o Juvenal Cardoso na Anac, passaram a adorar um novo processo, o de número 00058.023311/2021-14.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Elenice Catafesta Smiderle, pontua que “com a aprovação, logo será publicado aos aeronavegantes as novas características do SBPO [Aeroporto Municipal de Pato Branco/Juvenal Cardoso]”, destaca.
Na prática segundo Elenice, a ampliação dos 304 metros de pista, diminui “as restrições da aeronave ATR72, pois permite que decole com mais peso, em razão do comprimento.”
“Essa é uma importante conquista, não só para Pato Branco, mas também para toda a região, pois agiliza a retomada dos voos no nosso aeroporto. É importante também ressaltar que não precisamos gastar com obras para essa alteração, apenas foram realizadas algumas adequações nos sistemas de balizamento. Estamos fortalecendo o nosso município, buscando sempre o desenvolvimento e priorizando o pato-branquense”, disse o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
Passos futuros
Atualmente o Juvenal Cardoso se enquadra na categoria 2C, no que se refere a faixa de pista. Assim que concretizado no novo terminal de passageiros, — que tem projeto definido, para a antiga pista de motocross —, novo pátio de manobras e taxuway a categoria passa a ser de 3CIFR, segundo Elenice, dobrando o tamanho da faixa de segurança.
Ele lembra que mesmo estando na categoria 2C, a faixa atual é de 150 metros, o que enquadra hoje, a categoria 3C. Elenice também destaca que a legislação em vigor é que a faixa de pista a partir dos 75m, para completar os 140m, não precisam mais estar dentro do sítio aeroportuário, porém devem estar livres de obstáculos”, ao se referir as normativas anteriores, e que resultariam em uma maior área de desapropriação na chamada área de aeródromo.
Para tanto, até que a obra do novo terminal seja de fato oficializada, a secretária interina afirma que o trabalho vem se concentrando em elaboração de projetos, captação de recursos para posterior autorização de obra e implantação do projeto.
Com relação a retomada de voos regulares, Elenice afirma que aos poucos esta deve ser uma realidade, ao que acrescentou “permitindo uma operação segura e com excelência na qualidade dos serviços prestados, almejando voos com aeronaves de maior porte. Pato Branco provou ter demanda suficiente para manter as operações diárias, com saída e possibilitando a ligação com qualquer lugar do mundo.”