A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (30) que a ativação do sinal de internet 5G será liberada para mais 506 municípios brasileiros a partir de 5 de agosto. No Paraná, todos os municípios poderão receber a tecnologia 5G. Pato Branco, Francisco Beltrão e Clevelândia, no Sudoeste já possuem sinal 5G da operadora TIM.
Com a nova liberação, 19 estados brasileiros terão todos os seus municípios autorizados a utilizar o serviço de 5G. Isso elevará o número de municípios com a tecnologia para 4.808, cobrindo uma população de aproximadamente 197 milhões de pessoas, o que corresponde a 92% da população total do país.
LEIA MAIS
- UTFPR-PB oferece vagas para cursos de mestrado e doutorado
- Francisco Beltrão antecipa 13º salário e pagamento de precatórios
Além do Paraná, os estados que terão todos os seus municípios liberados para o 5G são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A Anatel destacou que a liberação das faixas de 3,5 GHz não significa que as redes 5G serão instaladas automaticamente nos municípios. A implementação do serviço dependerá do planejamento individual de cada operadora de telecomunicações.
Possíveis Interferências
A Anatel alerta que o sinal 5G pode causar interferências no sinal de TV aberta captado por antenas parabólicas. Para manter a qualidade da imagem, podem ser necessárias adaptações nos equipamentos. Os cidadãos que enfrentarem problemas podem buscar mais informações e orientações no site do Programa Siga Antenado.
Comentários estão fechados.