Em entrevista a o Diário do Sudoeste, o Secretário Municipal de Planejamento Marcos Colla, explicou como se dará os próximos passos para a instalação pelas operados de telefonia móvel no município.
A implementação da Tecnologia 5G em Pato Branco, inicialmente prevista para 2026, foi antecipada para 2023 graças a um ambiente favorável. “Pato Branco se destacou por ter uma legislação municipal que se alinha à federal, essencial para lidar com as mudanças na estrutura das antenas necessárias para essa nova tecnologia”, disse Marcos Colla.
As diferenças entre as tecnologias de dados móveis também influenciam onde e como as antenas serão instaladas. “Diferente das tecnologias 3G e 4G, que requerem grandes torres localizadas estrategicamente, em geral, próximas aos perímetros urbanos, a Tecnologia 5G exige a disponibilização de antenas menores e em maior quantidade dentro dos centros urbanos. Para que isso seja possível, é necessário que a legislação municipal determine onde as antenas podem ser instaladas e se haverá cobranças associadas”, comenta Marcos Colla.
As principais operadoras de telefonia – TIM, Vivo e Claro – uniram forças para acelerar a chegada da tecnologia 5G. Investiram conjuntamente 2,5 bilhões de reais para implementar antenas digitais em substituição às parabólicas convencionais, por meio da Entidade Administradora de Frequência (EAF). O programa, em operação em todo o Brasil, beneficiará famílias cadastradas no CadÚnico, um programa do governo federal administrado pela prefeitura.
Após a substituição das antenas parabólicas convencionais, que é a chamada “limpeza de espectro”, processo esse necessário para garantir o funcionamento adequado do 5G. Segundo o cronograma estabelecido pela Anatel e pelas operadoras, a nova tecnologia estará disponível em Pato Branco em aproximadamente 12 meses.
Comentários estão fechados.