Os editais para concessão de dois lotes de rodovias no Paraná receberam aprovação nesta quinta-feira, 5. A decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), contemplando os lotes 3 e 6, chama a atenção pelo impacto significativo, particularmente no sudoeste do estado, ao contemplar cidades como Realeza, Pato Branco e Francisco Beltrão, entre outras. Isso porque o lote 6, corresponde a trechos das BRs 163 e 277 mas também rodovias estaduais 158, 180, 182, 280 e 483, passando por estas cidades.
Com melhorias na infraestrutura rodoviária, espera-se um forte impulso no desenvolvimento regional, beneficiando o escoamento da produção agrícola e industrial.
Investimento e melhorias
Conforme divulgado pela ANTT, o investimento previsto deverá ser superior R$ 35,8 bilhões ao longo de 30 anos para mais de 1.200 km de rodovias estaduais e federais. O relator do projeto e diretor da ANTT, Luciano Lourenço destacou que essa modernização das rodovias é resultado de um esforço conjunto entre a ANTT e os governos federal e estadual, com o objetivo de melhorar a infraestrutura de transporte do Paraná.
No Lote 3, que abrange 569,7 km de rodovias, estão previstas obras como a duplicação de 132,6 km e a construção de vias marginais, totalizando um investimento de quase R$ 16 bilhões. Esse lote interliga o Paraná com Santa Catarina e São Paulo.
Já o Lote 6, com 662,1 km, terá mais de 462 km duplicados, abrangendo trechos que conectam o Brasil a países vizinhos como Paraguai e Argentina, com um investimento de mais de R$ 20 bilhões.
Segurança e tecnologia
Os projetos de concessão dos Lotes 3 e 6 no Paraná incluem tecnologias como câmeras OCR para reconhecimento de placas, sistemas de pesagem automática, monitoramento climático e painéis de mensagens variáveis. A iluminação será instalada em trechos de serra, e a conectividade será garantida em toda a extensão das rodovias. Também está prevista a adoção do sistema eletrônico de pedágio Free Flow, eliminando as tradicionais praças de cobrança e melhorando a fluidez do tráfego.
Leilão e tarifas
O leilão terá como critério o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, com abatimento máximo de 18%. Caso o desconto seja maior, a concessionária deverá fazer um depósito financeiro para assegurar as obras. O leilão para o Lote 3 está agendado para 12 de dezembro, enquanto o do Lote 6 será em 19 de dezembro. A ANTT aponta que as tarifas já são inferiores às concessões anteriores, com descontos adicionais para usuários frequentes e pagamentos via TAG. As operações devem iniciar em 2025, após a reforma das praças de pedágio, correção de buracos e melhorias na sinalização das rodovias.
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