Anvisa apreende Mounjaro falso e botox irregular

Uma ação de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada nesta sexta-feira (20/2), determinou a apreensão de lotes falsos do medicamento Mounjaro e de botox, ambos fabricados por empresas desconhecidas.

A medida inclui ainda a proibição de armazenamento, comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos identificados como irregulares.

De acordo com a Anvisa, as decisões constam na Resolução (RE) 642, publicada no Diário Oficial da União, e envolvem também outros medicamentos e produtos comercializados sem registro ou em desacordo com as normas sanitárias.

Mounjaro e botox apresentam indícios de falsificação

A Eli Lilly do Brasil, fabricante do Mounjaro, informou ter identificado no mercado unidades do lote D838838 com diferenças em relação ao produto original. Entre os problemas constatados estão a impressão do nome e outras informações do rótulo com baixa qualidade, levemente borradas.

Diante das irregularidades, a Anvisa determinou a apreensão do lote e proibiu o armazenamento, comercialização, distribuição, importação e consumo das unidades falsificadas.

No caso do botox, a ABBVIE Farmacêutica LTDA declarou desconhecer o lote C7936C3. Segundo a empresa, os produtos desse lote apresentam datas de fabricação e validade divergentes das características do original, indicando possível adulteração.

Propaganda irregular de produtos à base de cannabis

A Anvisa também determinou a suspensão da propaganda de todos os lotes dos produtos Canabidiol Prati-Donaduzz e Canabidiol Prati Donaduzzi 20 MG, fabricados pela empresa Prati Donaduzzi & CIA LTDA.

A divulgação foi suspensa após comprovação de publicidade em redes sociais e no site do fabricante, em desacordo com o artigo 12 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019, que regulamenta produtos à base de cannabis no Brasil.

Paraná bate recorde de cirurgias eletivas pelo SUS

Outros medicamentos e suplementos foram alvo da fiscalização

Entre os demais produtos atingidos pelas medidas sanitárias está o Nestorone (todas as marcas contendo o ativo nestorone), com determinação de recolhimento e proibição de comercialização, manipulação, propaganda e uso. A Anvisa comprovou manipulação irregular de implantes com a substância, que não possui avaliação nem aprovação de eficácia e segurança.

O produto Tizerpartida 15 MG (lote L61373), fabricado por empresa não identificada, também foi alvo de apreensão e proibição de comercialização, distribuição, importação e uso, após constatação de importação sem registro ou autorização da agência reguladora.

Todos os produtos da marca ShoopNatu — incluindo Ozempic Natural Shoopnatu, Maca Mulher Shoopnatu, Peruvian Maca Black Shoopnatu, Cogumelo Juba de Leão Shoopnatu e Glucomannan Shoopnatu — tiveram apreensão e proibição de comercialização, fabricação, distribuição e divulgação por ausência de registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

A Moridezam Manipulações LTDA teve suspensa a comercialização e divulgação de todos os produtos manipulados a partir de 1º de janeiro de 2026. A fiscalização constatou exposição e venda sem receita individualizada, além de uso de nome fantasia ou código, o que contraria a definição de preparação magistral prevista na norma.

Também foram apreendidos e proibidos os lotes do Xarope Magaraz Ação Eficaz e do Extrato Composto Magaraz, fabricados sem registro pela empresa Magaraz – Indústria Farmacêutica de Produtos Naturais LTDA.

Produtos como Boldenone 300, Test P 100, Test C 300, Masteron P 100, Test E 300, Anadrol 50, Sustanon 300, Arimidex 1, Cytomel 0.25 e Anavar 10, de fabricante não identificado, tiveram comercialização, fabricação, importação e propaganda proibidas por ausência de registro na Anvisa.

A empresa Calixto & Alberton Comércio Atacadista de Cereais também foi alvo de medidas sanitárias. Produtos como Ora Pro Nobis Unilife, Ozempic Natural Seiva Real, Ginko Biloba Flora Caps, Canela de Velho Flora Caps e Xarope da Vovó Isabel foram proibidos por serem comercializados sem registro e fabricados por empresa sem Autorização de Funcionamento para fabricação de medicamentos.

Além disso, a Anvisa determinou o recolhimento do medicamento Furosemida – 10,0 MG/ML Solução Injetável (lote 25061165), da Hyporfarma – Instituto de Hypordemia e Farmácia LTDA, após detecção de partícula de vidro dentro da ampola.

Todas as preparações magistrais da Bios Farmacêutica LTDA, manipuladas até 26/01/2026, também tiveram recolhimento e suspensão de comercialização, após inspeção identificar irregularidades nas instalações, sistema de ar, monitoramento ambiental e rastreabilidade de lotes.

Confira na lista abaixo o produto e a motivação: 

Produto  Empresa  Ação fiscal  Motivação  
Nestorone (todas as marcas contendo ativo nestorone). Todas as Farmácias Magistrais.  Recolhimento e proibição da comercialização, manipulação, propaganda e uso. Foi comprovada a manipulação irregular de implantes com o fármaco nestorone, pois essa substância não possui avaliação nem aprovação de eficácia e segurança 
Tizerpartida 15 MG (lote L61373). Empresa não identificada.  Apreensão e proibição da comercialização, distribuição, importação e uso. Foi comprovado que o produto foi importado sem registro ou autorização da Anvisa e é fabricado por uma empresa desconhecida 
Ozempic Natural Shoopnatu (lotes: todos); Todos os Produtos da Marca Shoopnatu (lotes: todos); Maca Mulher Shoopnatu (lotes: todos); Peruvian Maca Black Shoopnatu (lotes: todos); Cogumelo Juba de Leão Shoopnatu (lotes: todos); Glucomannan Shoopnatu (lotes: todos). ShoopNatu. Apreensão e proibição da comercialização, distribuição, fabricação e divulgação.  Produtos eram anunciados e comercializados sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, fabricados por empresa desconhecida.  
Todos os produtos manipulados pela Moridezam Manipulações LTDA (lotes a partir de 01/01/2026). Moridezam Manipulações LTDA.  Suspensão da comercialização e divulgação.  Foi constatado que preparações manipuladas estão sendo expostas ao público no site indicado e vendidas sem receita individualizada de um profissional habilitado. Além disso, os produtos são anunciados com nome fantasia ou código, o que não segue a definição correta de preparação magistral prevista na norma. 
Todos os lotes do Xarope Magaraz Ação Eficaz e todos os lotes do Extrato Composto Magaraz. Magaraz – Indústria Farmacêutica de Produtos Naturais LTDA. Apreensão e proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso. Os produtos são fabricados e vendidos sem registro.  
Boldenone 300 (Undecilato de Boldenona) (lotes: todos); Test P 100 (Testosterona Propionato), Test C 300 (Testosterona Cipionato) (lotes: todos); Masteron P 100 (Drostanolona Propionato), Test E 300 (Testosterona Enantato) (lotes: todos); Anadrol 50 (oximetolona), Sustanon 300 (Mistura de Testosteronas) (lotes: todos); Arimidex 1 (Anastrozol) (lotes: todos); Cytomel 0.25 (Liotironina Sódica) (lotes: todos); Anavar 10 (Oxandrolona) (lotes: todos); Não identificada.  Apreensão e proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso.  Os produtos anunciados e vendidos não têm registro, notificação ou cadastro na Anvisa.  
Ora Pro Nobis Unilife (lotes: todos); Ora Pro Nobis Líquido Flora Caps (lotes: todos); Calmin Flora Caps (lotes: todos); Canela de Velho Cápsulas Seiva Real (lotes: todos); Canela de Velho Líquido Flora caps (lotes: todos); Ginkocen m.b.c. Caps (lotes: todos); Ginko Biloba Cápsulas Seiva Real (lotes: todos); Ginko Biloba Flora Caps (lotes: todos); Canela de Velho Flora Caps (lotes: todos); Ora Pro Nobis Flora Caps (lotes: todos); Ozempic Natural Seiva Real (lotes: todos); ginkgo Biloba com Castanha da Índia Flora Caps (lotes: todos); Canela de Velho com Sucupira Seiva Real (lotes: todos); Xarope da Vovó Isabel (lotes: todos); Cardo Mariano Líquido (lotes: todos); Ozempic Natural Super Chá (lotes: todos).  Calixto & Alberton Comercio Atacadista de Cereais.   Apreensão e proibição comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso.  Os produtos são comercializados sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, fabricados por empresa que não possui Autorização de Funcionamento para fabricação de medicamentos. 
Furosemida – 10, 0MG/ML SOL INJ CX 100 AMP VD AMB X 2 ML (lote 25061165) Hyporfarma – Instituto de Hypordemia e Farmácia LTDA. Recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso. Foi detectada a presença de partícula de vidro dentro da ampola do medicamento.  
Todas as preparações magistrais (todos os lotes válidos e manipulados até 26/01/2026)  Bios Farmacêutica LTDA. Recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição e uso. Durante uma inspeção sanitária, foram encontradas irregularidades na manipulação de preparações magistrais estéreis. Os problemas envolvem as instalações, o sistema de ar, o monitoramento ambiental e a rastreabilidade dos lotes. 

As medidas constam na Resolução (RE) 642, publicada no Diário Oficial da União.