Ao completar 62 anos, São João projeta desenvolvimento

Conta a história, que os primeiros moradores, do hoje município de São João, se estabeleceram na localidade ainda nos anos de 1920, oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e que em 1936 teria sido construída a primeira capela.

No entanto, ainda pertencente a Mangueirinha, em 1954 foi criado o distrito de São João, já no ano seguinte, 1955, passou a pertencer ao território de Chopinzinho. E em25 de julho de 1960, foi elevado à condição de município.

São João segundo dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possuiu cerca de 10,6 mil habitantes.

A agrícola, é sem dúvidas a principal atividade econômica do município, seja pela produção de grãos, pecuária leiteira ou pela avicultura, — desde a criação ao abate de aves.

Para o prefeito Clóvis Cuccolotto, a celebração dos 62 anos de São João é motivo de grande alegria, principalmente pelos acontecimentos dos últimos dois anos, onde a pandemia de covid-19 limitou uma série de atividades. “Diante de toda a complexidade vivenciada em 2020, devido o acometimento da pandemia, em 2021 procuramos o Sebrae e criamos um programa de retomada a economia”, comenta Cuccolotto falando que o objetivo principal foi de auxiliar os comerciantes na busca de alternativas para o momento, que era delicado.

Este mesmo programa econômico, que também tem a participação da Associação Comercial e Empresarial de São João (ACESJ) deve contribuir para o crescimento a longo prazo. “Quando pensamos no programa, idealizamos ações para sair da situação daquele momento (pandemia), mas também, em render frutos a longo prazo, por isso fizemos um planejamento de 10 anos”, destaca Cuccolotto almejando bons retornos.

Agronegócio

Enaltecendo o agronegócio municipal, Cuccolotto recorda que a indústria contribui para o desenvolvimento de São João, mas ele destaca que “dependemos do agronegócio.”

O prefeito lembra das cadeias produtivas de grãos (milho, soja e trigo) que são importantes para o município, mas sinaliza para a produção leiteira como principal fonte de renda das pequenas e médias propriedades do município.

Segundo ele, ainda este ano deve ser lançado em São João um novo programa para dar suporte às pequenas propriedades leiteiras. “Hoje em São João, 90% das áreas, são de pequenas propriedades”, contextualiza apontando que mesmo o complexo produtivo de soja, milho, trigo, sendo muito forte na agricultura e principalmente a produção de frango tendo se consolidado no município, o desejo é de fomentar a produção de leite.

Ele também destaca a produção de mel do município, que tem atualmente cerca de 60 apicultores.

Projetar o futuro

Conforme Cuccolotto, o trabalho vem sendo desenvolvido projetando o município para um intervalo de 5 a 10 anos, o que vislumbra o crescimento de São João.

Para ele, os primeiros indicativos deste crescimento devem ser apontados pelo Censo 2022, que será realizado pelo IBGE e embalado no trabalho do Poder Executivo, Cuccolotto revela que a Coasul, maior empregadora no município, já tem dois grandes projetos a serem desenvolvidos. “Projetamos um crescimento de 30% a 40% de São João, sendo uma cidade totalmente diferente, moderna”, afirma o prefeito falando em planejamento para elevar o município ao que definiu como uma referência do Sudoeste.

Turismo

Reconhecido nacionalmente pela Fogueira de São João, que em 2010 chegou a ter 62,2 metros de altura, sendo reconhecida como a maior fogueira junina do Brasil, o município quer atrair ainda mais visitantes e principalmente em todos os meses do ano.

Como mecanismo para estimular o crescimento turístico, o Município se articula para a criação da Secretaria de Turismo, mas principalmente reconhecer o potencial e os atrativos locais. “São várias as propriedades onde vamos implantar a rota do ciclismo rural”, revela o prefeito, falando ainda em identificação do prato típico, resgate do teatro no município e elaboração de um caminho das uvas, que no passado foi pensado, e que deve ser consolidado em 2023. “Todas as cidades do Sudoeste possuem potencial turístico, nós não estamos sabendo aproveitar esse potencial”, finaliza o Cuccolotto.

você pode gostar também
Deixe uma resposta