A trajetória de Formiga na seleção brasileira começou em 1995, quando foi convocada pela primeira vez. De lá para cá, foram 233 partidas e 29 gols com o manto verde e amarelo. Ela é a recordista de jogos pelo Brasil tanto no masculino quanto no feminino, tendo disputado sete Olimpíadas – única jogadora a competir em todas as edições desde que a modalidade foi inserida – e sete Copas do Mundo.
Vestindo atualmente a camisa do São Paulo, Formiga tem no currículo três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2015), além de uma prata (2011). Também foi vice-campeã duas vezes com a seleção em Olimpíadas (Atenas-2004 e Pequim-2008) e também foi vice e terceira colocada nos Mundiais da China, em 2007, e dos EUA, em 1999, respectivamente.
A lista de Pia também contou com outras surpresas. A principal ausência foi a da goleira Bárbara, titular da meta brasileira na Olimpíada de Tóquio. Para a posição, a treinadora sueca chamou novamente Letícia, do Benfica, e Lorena, do Grêmio. A meia Andressinha, do Corinthians, também ficou fora.
De caráter amistoso, o Torneio Internacional de Futebol vai servir como preparação para a disputa da Copa América de 2022, que será realizada na Colômbia. Além do confronto com a Índia, a competição na capital amazonense vai contar com duelo contra Venezuela e Chile.
Confira todas as convocadas da seleção brasileira:
Goleiras: Letícia (Benfica-POR) e Lorena (Grêmio);
Defensoras: Tamires e Yasmin (Corinthians); Katrine e Tainara (Palmeiras); Antonia e Daiane (Madrid CFF-ESP); Bruninha (Santos), Erika (Corinthians) e Lauren (São Paulo);
Meias: Ary Borges, Julia Bianchi e Thais (Palmeiras); Duda e Formiga (São Paulo); Angelina (OL Reign-EUA), Ana Vitória (Benfica) e Adriana (Corinthians);
Atacantes: Kerolin e Geyse (Madrid CFF-ESP); Debinha (North Carolina Courage-EUA), Giovana (Levante-ESP) e Marta (Orlando Pride-EUA).
Comentários estão fechados.