Em 2022, quando comemora 72 anos de sua fundação, a Atlas Eletrodomésticos atinge capacidade de produção de aproximadamente 3 milhões de peças por ano. São mais de 100 modelos de fogões, cooktops e fornos divididos entre as marcas Atlas e Dako. Com esses números, é possível perceber que a empresa está presente em todo o território nacional, além de exportar para 20 países. Mas, ainda assim, sua essência guarda raízes consolidadas no Sudoeste do Paraná que se fortalecem ainda mais através do incentivo ao esporte, a cultura e a promoção social locais.
Somente na história do futsal de Pato Branco, a Atlas está presente desde o final dos anos de 1980, com o incentivo ao Grêmio Industrial Patobranquense, que anos mais tarde, no início dos anos 2000, passou para o Atlético Pato Branquense.
Em se tratando de Pato Futsal, ainda quando o hoje bicampeão nacional era apenas um projeto social, já tinha o apoio da Atlas, que foi revertido em patrocínio em 2014, quando novas empresas aderiram ao ideal e a equipe passou a disputar as competições do estado.
“Temos o princípio de que o esporte faz bem à saúde, ao corpo e a mente”, afirma o acionista da Atlas Eletrodomésticos, Claudio Petrycoski. “Nunca pensei no impacto desse incentivo ao esporte ou ao social. Sabemos que é bom, todo mundo reconhece isso e todo mundo tem esse mesmo discurso de que apoiar o esporte é muito bom, é nobre. Nós fazemos porque sabemos que as consequências serão positivas.”
Para Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos, ter a imagem visual da empresa atrelada ao material de trabalho das equipes esportivas é apenas um segundo plano. “Para nós, falando como a maior empresa da região em empregabilidade, a maior importância é, de fato, o benefício que a sociedade tem quando investimos no lado social. No ambiente interno, nossos colaboradores sentem orgulhosos em verem que a Atlas é um patrocinador de um clube como o Pato Futsal, que trouxe tantas alegrias para a nossa cidade”, acredita.
Para Márcio, “a Atlas tem em seu DNA o apoio ao esporte. O Claudio é um grande incentivador, e sempre foi. Isso virou uma cultura dentro da organização”, diz. O CEO pontua que os caminhos a serem trilhados devem envolver ainda mais o incentivo a projetos. “Estamos estruturando um comitê, fazendo visitas em outros municípios, conhecendo empresas que são clientes nossos, para entender como eles fazem o patrocínio”, revela.
Se no DNA da empresa está o apoio ao esporte, o presidente do Conselho Administrativo da Atlas, Heráclito Petrycoski, afirma que também há orgulho em contribuir com as diversas modalidades. “Já provamos que o esporte pato-branquense é um ponto fora da curva e que o esporte do sudoeste do Paraná é de nível nacional, não somente pelo Pato Futsal, mas pelo Pato Basquete, pelas meninas do futsal, que também devem chegar a ser expoente nacional”, afirma. E continua: “Temos claro que o esporte é uma forma de ajudar. Assim como existem questões sociais, a cultura e o esporte são formas de melhorar a sociedade como um todo, se dar condições, de muitas vezestirar as pessoas de um ambiente degradante, apresentando pessoas e dando oportunidades de crescimento.”
Heráclito afirma ainda que olhar ao esporte sempre foi o mais amplo possível. “Nunca foi por gostar de um esporte. O que buscamos é apoiar a equipe que tem o melhor projeto social, e é isso que importa. Ser campeão é bom, excelente, porque projeta o nome para o Brasil inteiro e até mesmo para o mundo. Mas, se não for campeão, com certeza o projeto continua sendo campeão, porque o que importa são as pessoas que estão sendo ajudadas. É o bem que se faz para a comunidade, para a sociedade.”
Visita
Em uma forma de integração entre o patrocinador e patrocinados, recentemente as equipes adultas do Unidep Pato Futsal — mais conhecidas como Patinhas — e do Pato Futsal estiveram conhecendo um pouco do trabalho desenvolvido na Altas Eletrodomésticos.
Os atletas percorreram as seis linhas de produção de fogões e receberam noções de como são feitos os produtos que se espalham em lares de todo o Brasil.
“Conhecer a estrutura é muito importante para mim e para as jogadoras. Saber a magnitude que tem a Atlas, e ter uma empresa deste tamanho em Pato Branco, nos representando por todo o país, é muito satisfatório”, disse a treinadora das Patinhas, Rafaela Nicolete. “A Atlas é uma incentivadora de todas as modalidades esportivas de Pato, não só do futsal, e isso é motivo de muita alegria para quem gosta do esporte.”
A fixo das Patinhas, Greice, que pela primeira vez esteve visitando a Atlas Eletrodomésticos, resume que todo o elenco ficou feliz em conhecer a empresa. “Trata-se de uma empresa muito grande, que mesmo estando em Pato não conhecíamos. É muito bacana ver como o fogão é produzido, e mais feliz ainda com a iniciativa da empresa acreditar no projeto e investir”, disse.
Sérgio Lacerda, treinador do Pato Futsal, afirma que conhecer a estrutura do patrocinador faz parte do projeto como um todo. “Sabemos da importância do atleta de estar inserido, conhecendo a empresa, e aquele que faz parte do projeto como patrocinador. A interação entre os atletas e funcionários também gera um envolvimento, e isso contribui com que o atleta crie raízes com projeto que está inserido.”
Ala/fixo Cabreúva diz ter ficado impressionado com a qualidade, a evolução e modernidade da empresa. “Foi possível ver a excelência do trabalho, do produto que chega aos consumidores. Uma empresa tão grande como a Atlas patrocinar o futsal é um orgulho, e espero que esta parceria continue por muito tempo.”