Redação com assessoria
Na sexta-feira (24), a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) anunciou a antecipação da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para esta terça-feira (28), lembrando que a data pré-estabelecida pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril. Já nessa segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde de Pato Branco confirmou que o início da aplicação dos imunizantes será na quarta-feira (29).
Durante o comunicado de antecipação da campanha no Estado, a Sesa afirmou que estratégia partiu de deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), pactuada entre a Secretaria e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.
A antecipação em 17 dias da campanha da influenza, considerou, também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do país, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.
Neste momento, chegaram ao município, 2.720 doses de imunizantes contra a Influenza.
Grupos
Com a medida adotada pela Sesa, dos 18 grupos prioritários estipulados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a campanha da Influenza, dez estão sendo convocados para receber a dose bivalente da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, assim, a intenção também é que ocorra a aplicação simultânea.
Fazem parte do grupo vacinal: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 após o parto; trabalhadores da área de saúde de estabelecimentos públicos ou privados; professores do ensino básico e superior; idosos acima de 60 anos; profissionais das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade; pessoas com deficiência permanentes; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário.
Ainda, serão atendidos como prioridade os pacientes com comorbidades como doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, doenças renais crônicas, doenças hepáticas (Hepatite e Cirrose), doenças neurológicas (AVC e patologias degenerativas), Diabetes, Obesidade grau III. Também, pacientes imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomias estarão sendo vacinados nesse momento.
Todas as pessoas que fazem parte destes grupos podem procurar as salas de vacina, visto que a vacinação prioritária não será realizada em etapas. A meta vacinal é atingir 90% dos indivíduos de cada grupo.
A vacina contra a Influenza tem o objetivo de reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento da doença. Segundo dados da Vigilância em Saúde, no ano de 2022, foram registrados cerca de 23 casos de Influenza H3N2, quatro casos de Influenza A H1N1 e um caso de Influenza B em Pato Branco. Todas as variantes podem apresentar complicações e evoluir para casos de síndrome respiratória aguda e até mesmo à morte.
Estes números demonstram que o vírus segue sendo transmitido no município, embora em quantidade relativamente pequena, sendo fruto do controle epidemiológico realizado intensamente.
Onde vacinar
Para receber a vacina, basta comparecer às unidades de vacinação dos bairros de segunda a quinta-feira entre 8h e 11h e entre 13h às 16h30, portando documento pessoal com foto, carteira de vacinação e documento que comprove o pertencimento a grupos prioritários. Na Sala de Vacina Central, localizada na rua Paraná, 671, o horário de atendimento inicia as 7h30 e encerra às 17h30. A campanha segue até o dia 31 de maio.
Comentários estão fechados.