A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou a suspensão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) em Rio Bonito do Iguaçu devido aos graves danos causados pelo tornado, que inviabilizou as condições de realização do exame. Seguindo protocolo do Inep para situações de força maior, todos os participantes afetados da cidade terão direito à reaplicação em nova data, que será definida e informada oficialmente após análise técnica das condições locais.
As duas instituições estaduais onde o Enem seria aplicado — Colégio Estadual Ludovica Safraider e Colégio Estadual Ireno Alves — sofreram estragos e estão passando por vistorias técnicas conduzidas por engenheiros do Fundepar. A verificação detalhada dos danos está sendo feita desde as primeiras horas da manhã, para orientar as medidas emergenciais com segurança.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, já conversou neste sábado com o presidente do Inep, que garantiu apoio na definição das soluções para o exame e suporte aos estudantes prejudicados no município. Além disso, o Governo do Estado segue focado na restauração das escolas e recuperação do calendário escolar para não impactar o desenvolvimento dos alunos.
A suspensão do Enem é uma medida prioritária para assegurar a integridade, a segurança e o direito dos participantes afetados pelo evento climático extremo em Rio Bonito do Iguaçu.
Após tornado, seis mortes confirmadas em Rio Bonito
Calamidade
O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, Centro-Sul do Paraná, após o tornado que destruiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes confirmadas até o momento.
Ratinho Junior está na cidade acompanhando pessoalmente o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais mobilizadas para apoiar a população e avaliar os danos à infraestrutura municipal (Decreto 11.838/2025).





