No mês de junho, entre os dias 22 e 29, foi realizada a 90ª edição da Festa de São Pedro. Depois de aproximadamente quatro semanas do término das festividades, a Paróquia São Pedro Apóstolos começa a falar sobre a arrecadação financeira e também da quantidade de pessoas que passaram pelo Pavilhão São Pedro nos sete dias de celebração.
Após o cancelamento das festividades de São Pedro durante os dois primeiros anos de pandemia da covid-19, com programação diferenciada em 2021 a partir de algumas ações e sem os festivos tradicionais no Pavilhão São Pedro, 2022 ficou marcado como a retomada da programação completa, causando grande expectativa em toda a população e também para os organizadores do evento.
De acordo com a coordenadora do conselho administrativo da Paróquia São Pedro, Leila Aparecida Zanini, o montante arrecadado em todos os dias de festa foi R$ 588.378,90, com estimativa de aproximadamente 30 mil pessoas no pavilhão. A média diária foi cerca de 3 mil pessoas por dia.
Leila afirma que houve bastante circulação de pessoas em todos os dias de celebração, no entanto, o destaque foi para os dias 25 e 28, no sábado e quarta-feira, com a presença mais intensa da população.
O item com maior sucesso da Festa de São Pedro foi o pastel, mais uma vez, com a venda de 47.108 unidades.
A coordenadora apontou que o evento superou as expectativas de público e participação da comunidade, além de também dar o retorno financeiro esperado. Leila também comenta que o conselho da Paróquia não repassou o aumento de produtos para a população, possibilitando maior participação de todos, mesmo que o fator pudesse impactar o lucro da festa.
“É importante salientar que em virtude da crise econômica mundial que estamos vivendo, quando da formação dos valores de todos os produtos vendidos na festa, nós do conselho administrativo, não atualizamos os valores de acordo com o preço de compra dos itens”, afirma.
“Além de ter a necessidade do lucro, também temos a preocupação social e recreativa da população que nos ajuda e participa da nossa comunidade”, complementa.
Destinação de lucro
A Paróquia de São Pedro já programou o uso do lucro da Festa de São Pedro. De acordo com a coordenadora, está sendo antecipada a utilização com a construção dos jardins nas laterais da frente da igreja, com as imagens de São Pedro e São Francisco.
O dinheiro também foi utilizado para concluir a instalação da pia Batismal, “uma vez que tivemos a contribuição de um valor por doador, enquanto o montante faltante foi de verba da própria igreja”.
Leila destaca a contratação para a elaboração do último mosaico para concluir a obra presente no altar. “Parte do valor ainda será utilizado para adequação do Pavilhão São Pedro que foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros para a liberação da festa. Também pretendemos fazer a pintura revitalizadora da igreja até o final do ano”.
Frei Policarpo
O aniversário de morte do Frei Policarpo se aproxima. No dia 4 de outubro fará dois anos de seu falecimento e, com a presença de Policarpo ainda muito vívida na memória da população, os fiéis esperam para realizar suas homenagens. Com grande influência no município, Policarpo é conhecido pela população como o frei das bençãos.
De acordo com Leila, a Paróquia São Pedro Apóstolos terá novidades na data. Em entrevista ao Diário do Sudoeste no dia 12 de julho, o Padre Evandro afirmou que uma santa, mais especificamente, Nossa Senhora da Conceição, deverá ser colocada em cima do túmulo do Policarpo. “Estamos preparando isso para deixar em cima do túmulo dele”.