12 súplicas para o tempo Quaresmal

O Tempo da Quaresma é um contínuo convite para que ouçamos a revelação do amor de Deus em Jesus Cristo, anunciado pela Igreja através de seus atos litúrgicos. Escreveu São Pedro Crisólogo, bispo, num de seus sermões: “Há três coisas, meus irmãos, três coisas que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à virtude. São elas: a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum o alcança e a misericórdia o recebe”. Meditemos, hoje 12 súplicas a Deus a fim de que o tempo quaresmal seja um itinerário de conversão e preparação à Páscoa de Jesus e, em consequência, a nossa páscoa. 

-- 2 Notícia --
  1. Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo quaresmal, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espirito do mal.
  2. Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta quaresma possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa.
  3. Ó Deus que mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai o nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória.
  4. Ó Deus, fonte de toda a misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão de nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia.
  5. Ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé.
  6. Senhor Nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. E, à medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, ó Deus, que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. 
  7. Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua paixão e ressuscitar com ele na sua glória. 
  8. Olhai, Ó Deus, vossa família e fazer crescer no vosso amor aqueles que agora se mortificam pela penitência corporal. Ó Deus, com bondade, considerai o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. 
  9. Concedei, ó Deus, que vossos filhos e filhas se preparem dignamente para a festa da Páscoa, de modo que a mortificação desta Quaresma frutifique em todos nós. 
  10. Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e filhas, para que renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. 
  11. Ó Deus, que pelos exercícios da Quaresma já nos dais na terra participar dos bens do céu, guiai-nos de tal modo nesta vida, que possamos chegar à luz em que habitais. 
  12. Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavras saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. 

Oremos

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz, conforme a Boa-Nova do Evangelho. 

-- 3 Notícia --

Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.