A experiência do encontro com o Ressuscitado

Padre Lino Baggio, SAC

Estamos no Tempo da Páscoa, realidade que torna mais viva a presença de Cristo no meio de nós. Tempo em que a Igreja nos convida a revigorar os gestos concretos de sua presença na prática do amor e da solidariedade. Mas é essa a nossa realidade? Percebe-se uma grande dificuldade nos relacionamentos humanos, uma descrença na vivência da fé, ausência de vida comunitária, desconhecimento da Palavra de Deus, um descrédito nas palavras e no comportamento do outro. O amor fraterno parece falhar e dar lugar ás injustiças, ao comodismo e ao desânimo.  Deixamo-nos influenciar pelo ambiente em que vivemos.  Precisamos nos esforçar e superar dificuldades para viver bem o amor. Um amor verdadeiro colabora para a nossa transformação, para a transformação dos que estão próximos de nós e da humanidade inteira.

Depois da Ressurreição, o encontro pessoal com o Senhor e seu reconhecimento são feitos através dos “olhos da fé” e dos “sacramentos da fé”. No Evangelho encontramos os vários relatos sobre as aparições do ressuscitado aos seus Apóstolos e discípulos. Assim também são variadas as histórias de cada pessoa que faz a experiência com o Ressuscitado. Esta experiência deve ser inserida na comunidade eclesial, enriquecendo-a com os dons recebidos, pois o encontro com o Senhor edifica a comunidade. Sabemos que, ao longo da história e da existência da Igreja, o Ressuscitado continua a se manifestar e que muitas pessoas continuam fazendo a experiência desse encontro. Todos os dias as pessoas realizam o encontro com ele na celebração da Eucaristia.

Perdida a esperança da libertação de Israel, esperança que os tinham entusiasmados durante o tempo que conviveram com Jesus, os Apóstolos, após a morte de Jesus, se colocaram às portas fechadas, cheios de medo dos judeus, inseguros e infelizes, esvaziados de esperança. Mas o Ressuscitado aparece, conforme prometido. Primeiro apareceu a Maria Madalena, depois aos Apóstolos reunidos às portas fechadas. Estando Tomé ausente neste dia, o Ressuscitado reaparece novamente ao grupo, oito dias depois e, estando Tomé presente neste dia, o Ressuscitado conversa com ele. A experiência de Tomé nos ajuda. É preciso estar inseridos na comunidade.

Ele aparece à Maria. Esse encontro acontece porque Maria busca a proximidade com seu corpo, no Túmulo. O corpo de Jesus não está mais presente, mas ele próprio lhe revela a sua presença e lhe pede para ir anunciar aos discípulos. No mesmo dia aparece aos discípulos que se encontravam às portas fechadas. Jesus Ressuscitado aparece e apresenta as chagas em suas mãos e em seus pés. Suas chagas revelam o seu amor sem limites para toda a humanidade e a certeza de sua presença viva no meio de nós. Ele aparece e oferta a paz. Paz libertadora que leva os discípulos a proclamá-la a todas as nações e a convocá-la para a realização da vontade do Pai.  Com a sua Ressurreição somos todos recriados em Cristo Jesus.

Hoje, o Ressuscitado continua aparecendo?  A fé cristã reconhece a presença viva de Jesus no meio de nós através dos sinais do amor que se manifesta nas diversas comunidades, nos encontros solidários, nas partilhas e no resgate da dignidade do outro. Temos a ressurreição como o dom maior que Deus promete a todos os que vivem segundo o Espírito. Vamos estar atentos para perceber se a experiência que fazemos com o Senhor Ressuscitado opera em nós a graça de um olhar novo sobre nós mesmos e sobre o mundo.

Vigário Paroquial na Paróquia São Roque – Coronel Vivida

você pode gostar também

Comentários estão fechados.