Corpo e Sangue de Cristo

Amanhã, dia 8 de junho, celebraremos a festa do Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como festa de Corpus Christi. É uma festa típica da Igreja Católica e tem por motivação promover a fé na presença do Cristo Ressuscitado nas espécies do pão e do vinho consagrados.

Em cada missa, quando o padre toma o pão nas mãos e pronuncia as palavras: “Tomai todos e comei: isto é o meu corpo que será entregue por vós”, e, depois disso, ao tomar o cálice com vinho e proclamar: “Tomai todos, e bebei! Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados: fazei isto em memória de mim!”, entendemos que se dá o milagre da transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo.

Jesus quis permanecer sempre conosco e jamais nos abandonará: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Ele participa do nosso dia a dia. Às vezes não percebemos sua presença, sobretudo quando passamos por momentos difíceis. Parece que as dificuldades obscurecem nossa visão e não conseguimos notar a presença do Senhor. Mas quando paramos para refletir, chegamos à conclusão de que Ele sempre está presente. O Senhor jamais nos desampara e, como prometido, está sempre conosco.

Um modo de vivenciar a presença do Senhor e estabelecer comunhão com Ele é nos aproximar do Santíssimo Sacramento do Altar. A participação na missa é a forma perfeita dessa comunhão, pois podemos efetivamente comungar o Corpo e Sangue de Cristo. É o próprio Senhor que estabelece sua morada em nosso meio, em nossa vida. A reflexão a respeito da participação de Jesus em nossa vida, nos leva ao desejo de querer adorá-lo, de apresentar nosso louvor de gratidão e nossas orações. É possível fazer isso a qualquer momento e em qualquer lugar, porém há um modo privilegiado para adorar Jesus: diante do Santíssimo Sacramento.

Como a Igreja em sua essência, cada um dos seus filhos deve viver da Eucaristia. Esta verdade contém, em síntese, o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20); mas, na Sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par.

Como vivemos a Eucaristia? O que ela é para nós? A Eucaristia está conectada com a nossa vida, seja como indivíduos, seja como Igreja. De fato, a Eucaristia leva-nos a olhar e considerar as pessoas que estão ao nosso redor como verdadeiros irmãos, fazendo-nos compartilhar as suas vitórias e dificuldades, alegrias e tristezas, indo ao encontro, sobretudo, daqueles que são pobres, doentes e marginalizados.

Pe. Lino Baggio, SAC

Vigário Paroquial na Paróquia São Roque – Coronel Vivida

você pode gostar também

Comentários estão fechados.