Educomunicação na formação dos agentes da Pastoral da Comunicação

Padre Judinei Vanzeto

Os quatro eixos fundamentais para criação da Pastoral da Comunicação na paróquia, conforme o Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil (Documento 99 da CNBB): formação, articulação, produção e espiritualidade. Desta vez apresento o conceito de educomunicação.

O conceito de educomunicação é apresentada no Diretório como campo de atividades voltadas à aplicação do espaço de diálogo na sociedade e na recepção crítica da mídia, tendo como procedimento a gestão participativa dos recursos da informação. Também o conceito é adotado por organizações não governamentais e escolas privadas, convertendo-se em políticas públicas que beneficiam importantes redes de ensino em todo o país (cf. Doc. 99, p. 219).

A formação de educomunicadores na Comunicação Católica constituem em práticas educomunicativas, sugeridas como metodologia para a formação de agentes comunicadores, tendo presente iniciativas previstas nas Orientações Pastorais para as Mídias Católicas do Diretório. Nas redes digitais, por exemplo, são vários produtores de conteúdo. As pessoas sem esse conhecimento constroem e produzem conteúdos midiáticos à sua maneira e sem as devidas orientações pastorais. 

Em contraposição ao sistema midiático tradicional, baseado em uma ordem vertical de produção, a metodologia educomunicativa inclui o emprego compartilhado dos instrumentos de informação, mediante uma gestão solidária de seus recursos, envolvendo a todos os que estão no processo, tendo como meta a permanente prática da cidadania. O resultado é uma prática que valoriza os promotores de uma comunicação mais dialógica (cf. Doc. 99, n. 226, pp. 176-177).

Portanto, a formação de educomunicadores na Comunicação Católica sugere iniciativas para a Pastoral da Comunicação com a promoção de uma educação para a comunicação; a mediação tecnológica na prática educativa; a produção midiática a serviço da educação e a expressão comunicativa através das artes, ou seja, utilizar todos os meios possíveis e necessários na evangelização.

Padre, SAC – Jornalista e Pároco Paróquia São Roque de Coronel Vivida-PR

você pode gostar também
Deixe uma resposta