Jesus foi um grande catequista

Pe. Lino Baggio

Jesus, depois de batizado, inicia sua missão. Sai em busca de seus seguidores, oferece-lhes uma boa formação e os convida para caminharem juntos, tornando-os seguidores e testemunhas oculares de seu agir. Esta é também a missão que recebemos com o nosso batismo. Vamos recebendo formação até chegar à maturidade quando então, estaremos prontos para formar seguidores do Cristo através de seus ensinamentos.

Jesus Cristo é nossa razão de ser, motivo de nosso pensar e sentir. Nele, com Ele e a partir dele construímos nossa vida pessoal e comunitária. Iniciados na fé, somos chamados a nos engajarmos em seu seguimento. Quem se devota a caminhar junto a ele e se dispõe a ouvi-lo, consegue avançar junto com a comunidade, caminhar atentos à fidelidade ao Mestre e ter as mesmas atitudes evangelizadoras de Jesus. Ele não excluía ninguém. Ele agia com misericórdia. Convidava as pessoas para as reflexões inspiradas nas coisas ou fatos do dia a dia. Dessa forma, permitia que sua mensagem fosse compreendida por todos. Jesus foi um educador. Um grande catequista.

A Igreja atual nos convoca para uma reflexão sobre um aprofundamento na vida cristã, uma catequese que leve o catequizando a um encontro com Jesus Cristo, na comunidade cristã, ajudando-o a descobrir caminhos que o aproximem cada vez mais do mistério da vida do Cristo.

A iniciação à vida cristã é um desafio que precisa ser encarado com decisão, com coragem e criatividade, visto que, em muitos lugares, a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada. O documento de Aparecida já nos alerta: “Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo, convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora” (DAp, 287). Estamos falando de como levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo, como fazê-las mergulhar nas riquezas do Evangelho, como iniciá-las verdadeira e eficazmente na vida da comunidade cristã e fazê-las participar da vida divina, cuja expressão maior são os Sacramentos da Iniciação Cristã.

A Iniciação à vida cristã, pensada como processo consciente de evangelização, forma verdadeiros discípulos missionários de Jesus. É lugar privilegiado de animação bíblica da vida e da pastoral. Todos os processos de iniciação se fundamentam na Sagrada Escritura e na Liturgia, educam para a escuta da Palavra e para a oração pessoal, evidenciando uma estreita relação entre Bíblia, Catequese e Liturgia.

O mês vocacional tem nos ajudado a refletir sobre as diversas vocações e, a partir delas, a importância de cada uma na vida da comunidade cristã. Dia 27 de agosto, próximo domingo, queremos louvar e agradecer ao Pai pelos inúmeros ministérios que Ele suscita em nossas comunidades. Por isso, rezaremos pelas vocações aos ministérios leigos na Igreja, com especial destaque para os catequistas já que será o dia do Catequista. Que Jesus, o grande catequista, sirva de inspiração a todos que se dedicam a este serviço na comunidade. Parabéns a todos os catequistas!!!!

 

Pe. Lino Baggio, SAC

Paróquia São Roque – Coronel Vivida

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.