O ministério de catequistas

Participo da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, iniciada no dia 10 até 19 de abril, em Aparecida/SP. Neste sábado, dia 13, durante a Celebração Eucarística, às 07h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, serão instituídos no ministério de catequistas, 19 catequistas representando os 19 Regionais da CNBB. A representante do Regional Sul 2 (Paraná) vem da Diocese de Umuarama. 

O ministério de catequistas

Instituído pelo Papa Francisco com o Motu Proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério. Essa decisão do Papa trouxe reconhecimento a um serviço fundamental em nossas comunidades e, por isso, foi recebido como grande dávida. 

O Papa Francisco destacou que o ministério instituído de Catequista seja conferido a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”. O pontífice também orientou que esses fiéis devem receber a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, “para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese”. Outro requisito é que “sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.

O trabalho da Conferência Episcopal

No Motu Proprio que instituiu o ministério de catequista, o Papa Francisco confiou às Conferências Episcopais a indicação dos critérios e o itinerário formativo para que seja concedido o ministério. Assim, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB preparou um documento que atende a esse pedido do Papa, em vista da aplicação na Igreja no Brasil. O texto foi aprovado durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022.

Publicado sob o número 112, o documento “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista” contém a  proposta de formação imediata para aqueles que já atuam como catequistas, como também uma formação mais prolongada para os que desejam ser catequistas. Outra tarefa da CNBB no processo de implementação do ministério de catequista foi a tradução do “Rito da Instituição de Catequistas”, produzido pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Dessa forma, o ritual está disponível para que os bispos e as Comissões Diocesanas de Liturgia utilizem, como expressão do reconhecimento da Igreja a tantos leigos e leigas que, há tempos, dedicam suas vidas à transmissão da fé e ao anúncio do Evangelho.

E na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão…

Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, segundo a Ir. Rosa Maria Maziero, coordenadora diocesana da pastoral catequética, o ministério de catequistas será feito seguindo alguns passos para a escolha dos catequistas a serem instituídos. No ano de 2023 tivemos o Conselho Diocesano de Pastoral com representantes leigos paroquiais, sendo a maioria coordenadores de Catequese; em junho o estudo e aprofundamento com o Pe. Jânison de Sá Santos, sobre o Documento 112, e no mês de novembro, com os mesmos participantes, foram indicados os critérios para a Escolha do Ministério de Catequista. Quanto às escolhas e critérios, durante o ano de 2024, após os estudos propostos, o pároco, a coordenação paroquial da catequese e o CPP realizarão a escolha dos catequistas que farão o processo formativo em vista da instituição. Sendo que tenham no mínimo 25 anos de idade, tenham realizado a Escola Catequética Diocesana e que estejam atuando na catequese nos últimos 5 anos.

Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

você pode gostar também

Comentários estão fechados.