Pedro, o primeiro bispo da Igreja de Roma

Dia do Papa

Dia 29 de junho, solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e concomitante o “Dia do Papa”. Nós o chamamos – Papa Francisco – de nosso Pontífice, da palavra latina Pontifex, que significa “construtor de pontes”. O bispo de Roma, o Sucessor de São Pedro, o “Servo dos Servos de Deus”, o pastor visível da Igreja Universal, tem como “descrição do trabalho” a construção de uma ponte entre o Criador e as Suas criaturas. É claro que esta “construção de ponte” já foi feita, com infinita eficácia, por Aquele cuja cruz naquela tarde estranhamente chamamos de “boa” nos carregou através da ponte da terra para o céu, do pecado para a graça, da morte para a vida. Jesus é o Pontífice por excelência; realmente não precisamos de outro – exceto para refletir e nos lembrar de Jesus. É isso que o Papa faz. Transmitir ao mundo a boa notícia de Jesus Cristo Ressuscitado.

Durante a Audiência Geral de 26 de junho de 1968, São Paulo VI, recordando as investigações e estudos realizados, ao mesmo tempo que afirmava que “não se esgotariam com isso as pesquisas, as verificações, as discussões e as controvérsias”, faz um “anúncio feliz”: “Tanto mais solícitos e exultantes devemos ser, quando tivermos motivos para acreditar que tenham sido encontrados os poucos, mas sacrossantos restos mortais do Príncipe dos Apóstolos, de Simão, filho de Jonas, do Pescador chamado Pedro por Cristo, daquele que foi eleito pelo Senhor como fundamento da sua Igreja, e a quem o Senhor confiou as chaves supremas do seu reino, com a missão de pastorear e reunir o seu rebanho, a humanidade redimida, até ao seu retorno final e glorioso”.

Pedro, tu te chamarás Cefas!

Pedro se chamava Simão. Jesus lhe mudou o nome, significando sua missão, como é habitual nas Escrituras: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas, que quer dizer “Pedro” = “pedra” (cf. Jo 1,42). Pergunta-lhe Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou?”. Simão responde, em nome de sua comunidade: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo, o esperado”. Quando Simão fez a profissão de Fé na divindade de Jesus, este lhe disse: “Não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus (a Igreja): tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (cf. Mt 16,13-19). Pedro terá na Igreja, na nova comunidade dos ressuscitados, uma função medianeira central: por sua adesão ou aderência a Cristo.

 No Século V Santo Agostinho, num de seus sermões escreveu que estes mártires viram o que pregaram. E disse: “Num só dia celebramos o martírio dos dois apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu. Celebramos o dia festivo consagrado para nós pelo sangue dos apóstolos. Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos”.

O Papa Francisco disse numa das solenidades dos santos Pedro e Paolo: “Os Padres da Igreja amavam comparar os Santos Apóstolos Pedro e Paulo a duas colunas, sobre as quais se apoia a construção visível da Igreja. Eles sigilaram com o próprio sangue o testemunho de Cristo com a pregação e o serviço à comunidade cristã nascente. Este testemunho é evidenciado nas leituras bíblicas, que indicam o motivo pelo qual a sua fé, confessada e anunciada, foi coroada com a prova suprema do martírio”.

Rezemos sempre pelo nosso Papa Francisco, para que o Espírito Santo o ilumine; que ele nos confirme na fé e possa conduzir com segurança a Igreja, na construção do Reino de Deus. Que a nossa resposta à pergunta de Jesus – “quem dizeis que eu sou? – seja a mesma de Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,15-16).  Responde-nos Jesus com uma bem-aventurança: “Feliz és tu” (v. 17). São Pedro e São Paulo: Rogai por nós!

Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

você pode gostar também

Comentários estão fechados.