Valorizando o Natal

Padre Lino Baggio

Há períodos marcantes, em nossa vida, que nos convidam a acreditar, sempre de novo, em nós mesmos e na humanidade, como um todo. O Natal é um deles! A ideia de um Deus que se fez criança e veio morar entre nós é, por si só, muito significativa. Ter a consciência de que Jesus também “crescia em sabedoria e graça diante de seus pais” é algo maravilhoso. E, por que não nos apropriarmos deste belo simbolismo para falarmos de nossa vida interior? O Natal nada mais é do que um momento forte para nos darmos o maior de todos os presentes: tornarmo-nos mais humanos e, também, mais divinos. Raramente conversamos, com nossos amigos e amigas, sobre estes assuntos: a nossa vida humana e divina. Estamos tão habituados a associar o Natal apenas a coisas materiais que, praticamente, falar sobre nós e sobre Deus foi tirado da nossa agenda de diálogos.

Neste Tempo de Advento, talvez, você diga: mas eu não sei como perseverar nos caminhos de Deus. Não se preocupe: apenas abra a sua manjedoura interior para o nascimento do Salvador. Aos poucos, Ele crescerá dentro de você e você também crescerá como homem ou mulher, em santidade, sabedoria, força e graça. E a aventura da vida ganhará um novo sabor: o sabor da fé. Quantas pessoas convertidas aprenderam, após um caminho de perdas e de dor, que devolver o divino às suas vidas significava dar-se de presente para as pessoas que mais amavam. Todos merecem o melhor que há em nós. E nosso reencontro com a vida, propiciado por esta adesão ao Menino de Belém, com a família, com a fé, é um presente que dinheiro nenhum no mundo consegue pagar. Aliás, ele já foi pago: custou o amor de um Deus que se fez criança, fez-se pão, fez-se milagre, fez-se servo, fez-se obediente até a morte na cruz. Tudo por amor. Porque Deus não se cansa de dizer: “Você é importante para mim”.

Uma perguntinha: de que forma você e sua família vão celebrar o Natal? Deus será convidado para a festa? Não queremos que justamente Ele, o aniversariante, fique de fora. Dê-se esta alegria! Prove para você e seus familiares que o Natal ainda é um tempo de milagres, de vida nova, de alegria, pois é o céu beijando a terra.

Vigário Paroquial na Paróquia São Roque – Coronel Vivida

você pode gostar também

Comentários estão fechados.