Por assessoria
No último fim de semana ocorreu em Dois Vizinhos o treinamento de iniciação ao Kyudo e Kyujutsu (arqueria japonesa), ministrado pelo mestre Federico Dinatale, Diretor da Inzando Heihô Ryu Ha (Buenos Aires, Argentina).
O seminário teve início no sábado (24) à tarde nas dependências do Dojô (local de treinamento), com abordagem teórico conceitual e breve histórico da importância do arco com a cultura samurai.
No domingo (25), os praticantes tiveram contato, além do Kyudo, com a arte Kyujutsu, que tem um conceito militar de estratégia em combate. A finalidade nesse caso, diferente do ritual do Kyudo, é atingir o alvo, independente da situação. O treinamento teve participação de mais de 15 pessoas que tiveram a oportunidade de ter o contato com a arquearia japonesa que envolve toda questão filosófica.
Para Raquiel dos Santos, que teve seu primeiro contato com a arte marcial em uma apresentação da escola na praça do município, é difícil expressar em palavras o treinamento do fim de semana. “Somente quem teve a oportunidade de participar conseguirá entender esse sentimento. Me sinto honrada pela oportunidade de estar presente em um curso tão importante e valoroso” comenta.
O professor da arte marcial Inzando em Dois Vizinhos, Gustavo Peloi, comenta que “o final de semana foi de muito conhecimento”. Com mais de 18 anos de prática da arte Inzando, Peloi observa que a cada dia aprende muito com a arte e esse aprendizado é difundido entre seus alunos.
Inzando Heihô Ryu Ha
É uma escola de estudos de artes marciais tradicionais e culturais Japonesas que busca resgatar as antigas formas de treinamento dos guerreiros japoneses, utilizando-se deste conhecimento para promover a formação de um artista marcial completo.