A Associação dos Surdos de Pato Branco (ASPB) teve grande destaque na Surdolimpíada do Paraná 2023, que aconteceu entre os dias 29 de abril a 1° de maio em Londrina. No total, 12 atletas da ASPB e um delegado participaram das competições.
Esta foi a primeira vez que a associação participou da disputa e garantiu grade destaque, somando 15 pontos ao final da disputa e garantindo o terceiro lugar, com três medalhas de ouro e três medalhas de prata.
O atleta Marcelo conquistou duas medalhas de ouro na modalidade de atletismo masculino e o Lucas conquistou uma medalha de ouro e duas medalhas de prata na mesma modalidade.
No tênis de mesa feminino, a dupla Camila e Dienifer conquistaram a medalha de prata.
De acordo com Vagner Canton, delegado da ASPB, “os resultados da busca indicam que o esporte é uma prática importante para a associação de surdos. A prática de atividades físicas pode trazer diversos benefícios, como o desenvolvimento da autoconfiança, do trabalho em equipe e da coordenação motora, além de contribuir para a saúde física e mental”.
Além disso, Vagner aponta eventos esportivos como a Surdolimpíada “promovem a visibilidade e a representatividade da comunidade surda em âmbito estadual, nacional e internacional”.
Comentários estão fechados.