O impacto transformador das artes marciais na vida de atletas, mestres e professores ganhou destaque na noite desta quinta-feira (5), durante a solenidade que aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná. Na sessão especial intitulada “Homenagem ao Dezembro Faixa Preta”, uma iniciativa do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), foi enaltecido o espírito de camaradagem e respeito mútuo cultivado pelos esportistas – de caratê, tae kwon do, kung fu, muay thai, jiu-jítsu, judô e krav-magá, sempre guiados pelos princípios da disciplina e do compromisso.
“Não é fácil, mas se você tem o sonho de praticar uma arte marcial, não desista”, aconselhou a curitibana Cristiane Justino Venâncio – a Cris Cyborg, uma das lutadoras mais condecoradas do MMA (Artes Marciais Mistas). Ela é considerada uma das melhores da história do esporte, e foi uma das homenageadas da noite, quando confessou estar feliz pela oportunidade de participar desse momento. Cris Cyborg possui em sua galeria de troféus os cinturões do Ultimate Fighting Championship (UFC), Bellator, Strikeforce, Invicta Fighting Championships (Invicta FC) e Professional Fighters League (PFL), sempre no peso-pena.
“O esporte muda a vida”, assegurou o paranaense John Lineker dos Santos de Paula, chamado de “Mãos de Pedra”, que além das duas vitórias no muay thai, soma 37 triunfos e 11 reveses em seu cartel profissional de MMA. Hoje ele desenvolve um projeto social especial na cidade de Paranaguá, que oferece aulas para crianças carentes. A importância da homenagem foi enaltecida pelo Grão-Mestre Fabio Noguchi, referência no muay thai, apontado como um dos responsáveis pela difusão da modalidade no país. Líder e fundador da Equipe Noguchi, ele é um dos grandes incentivadores da disseminação da prática das artes marciais no país.
Para o grão-mestre Rudimar Fedrigo, fundador da academia Chute Boxe, de onde saíram lutadores como Anderson Silva, Vanderlei Silva e Pelé, o apoio dos órgãos públicos é fundamental para o desenvolvimento das inúmeras modalidades esportivas. Fedrigo, que também foi homenageado, lembrou que o Paraná, especialmente, a cidade de Curitiba, é apontado como um celeiro de atletas de alto rendimento, em inúmeras artes marciais. “Os atletas precisam de apoio, de incentivo”, sublinhou. Referência mundial nas artes marciais mistas, a Chute Boxe avançou os limites de Curitiba e hoje tem várias unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, inclusive, Estados Unidos e Japão.
Entre os jovens alunos que participaram da solenidade estavam os adolescentes Melanni Saad de Jesus, 12 anos, e Albert Allan Canalli de Lima, 15 anos, atletas de kung fu. “Aprendi muito sobre respeito”, contou ela, ao falar sobre essa arte milenar, que começou a praticar neste ano, incentivada pela família. “Sempre foi um princípio na minha vida fazer tudo bem feito”, complementou Albert. Ele tem o sonho de ser campeão brasileiro e mundial na modalidade. O jovem curitibano está hoje entre os cinco melhores atletas brasileiros de sua categoria.
Promovendo a disciplina
Segundo Alexandre Amaro, que é 4º secretário da Casa Legislativa, o momento era de celebrar a excelência, a dedicação e o esforço incansável de indivíduos que atingiram o ápice de sua jornada nas artes marciais, em diversas modalidades. “O poder público tem que reconhecer o bem que os mestres e professores fazem a nossa sociedade. Eles estão no dia a dia, muitos com as suas academias, outros com um trabalho social, e promovem a disciplina. Fazem nossas crianças e jovens viverem uma vida diferenciada, longe das coisas erradas, da ociosidade”, destacou Amaro.
O parlamentar defende que as artes marciais sejam praticadas nos colégios estaduais, “o que fará com que o Paraná se desenvolva cada vez mais no esporte”, acredita. “A Lei do Dezembro Faixa Preta serve para fomentar o esporte, e também esse trabalho junto às comunidades. As pessoas, às vezes, se confundem e acham que as artes marciais são lutas, brigas, mas é disciplina. E, a melhor modalidade é a que você gosta, porque é nessa que você vai se dedicar”, afirmou.
A legislação (20.337/2020; de autoria do próprio deputado, e que dá nome ao evento), que instituiu no calendário oficial do Paraná o Dezembro Faixa Preta, tem a finalidade de popularizar a pratica das artes marciais. Na opinião de Amaro, o estabelecimento desse mês carrega um significado profundo, representando o reconhecimento de anos de disciplina, superação e comprometimento com os valores da luta, respeito e integridade.
Emoção na entrega de Menções Honrosas
Durante a solenidade, quando foram concedidas as Menções Honrosas e as medalhas aos homenageados, muitos momentos especiais sensibilizaram e emocionaram os presentes. Um deles, foi o da entrega do diploma a família do Sensei Edilson Hobold, in memoriam. Ele foi uma das vítimas fatais da queda do avião da Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP), ocorrido em agosto. Era árbitro internacional de judô e professor Kodansha 6º Dan, tinha 52 anos, e dedicou grande parte da sua vida ao judô.
Antes, atletas autistas que praticam as artes marciais também foram homenageados e receberam os certificados. “Desejo que essa homenagem abra as portas para todos vocês. O Paraná é um celeiro de campeões”, enalteceu o editor Fábio Amador Bueno, ao falar aos presentes, e lançar a nova edição do livro “Grandes Mestres das Artes Marciais”. A obra, que está em sua 15ª edição, registra o legado dos pioneiros de artes marciais. Traz a história das modalidades e dos pioneiros, destacando biografias de grandes professores e mestres.
Na ocasião, ocorreram ainda apresentações de atletas de diversas modalidades, atraindo a atenção do público, que lotou o espaço do Plenário Deputado Waldemar Daros. Marcaram presença na cerimônia, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa, inúmeros atletas, mestres, representantes de academias de todo o estado e de projetos sociais.
Entre eles, o Mestre Jorge Jefremovas, diretor de assuntos internos da Federação Paranaense de Kung fu; o Coronel Dalton Gean Perovano, diretor de ensino e pesquisa da Polícia Militar do Paraná (PMPR); o Grão-Mestre Edson Carlos, líder e fundador do karatê estilo shubudo no Paraná; o vereador eleito Marcio Mesquita, de Paranaguá; o suplente de deputado federal Haroldo Martins; e a vereadora eleita Meri Martins, de Curitiba.
Comentários estão fechados.