Assembleia debaterá impacto de tarifa dos EUA no setor madeireiro

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Alexandre Curi (PSD), esteve nesta quinta-feira (18) em Telêmaco Borba para um encontro com empresários da madeira e anunciou a realização de uma audiência pública para discutir os efeitos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

Indústrias afetadas e demissões

Durante a reunião, representantes do setor relataram que a medida já provocou a redução ou suspensão da produção em algumas indústrias e, em muitos casos, demissões de trabalhadores, devido ao cancelamento de pedidos por parte dos importadores norte-americanos.

“O momento é bastante complexo e precisa ser debatido com profundidade. Tudo aquilo que estiver ao alcance da Assembleia será feito com a máxima urgência para amparar o setor e preservar empregos”, afirmou Curi.

Audiência pública na Alep

O deputado explicou que a audiência deve reunir parlamentares estaduais e federais, representantes do Governo do Estado, do Porto de Paranaguá e empresários do setor madeireiro.

“Somos do diálogo e queremos ouvir a indústria, especialmente a madeireira, que neste momento é a mais afetada pelas tarifas americanas. Faremos o que for possível para fortalecer o setor no Paraná”, destacou o presidente da Alep.

O deputado federal Beto Richa (PSDB) também destacou a gravidade da situação e reforçou a necessidade de união de esforços: “Por conta das tarifas impostas pelos Estados Unidos, estão ameaçados milhares de empregos, a sobrevivência de empresas e a atividade econômica de municípios”. O encontro em Telêmaco Borba contou ainda com a participação da prefeita Rita de Paula Araújo (PSD), que reforçou a necessidade de união de esforços para minimizar os impactos econômicos da medida adotada pelo governo dos Estados Unidos.